União prejudica Rondônia e 30 mil servidores
O estado de Rondônia e pelo menos 30 mil famílias de servidores ativos, inativos e pensionistas, dos municípios, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, empresas públicas e autarquias, contratados até 1991, estão sendo vítimas de usurpação criminosa.
O estado de Rondônia e pelo menos 30 mil famílias de servidores ativos, inativos e pensionistas, dos municípios, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, empresas públicas e autarquias, contratados até 1991, estão sendo vítimas de usurpação criminosa de direitos pelo governo federal, desde a promulgação da emenda constitucional que trata da transposição. São recursos que deixam de ser aplicados em setores críticos sempre carentes, como educação, saúde e segurança. É dinheiro que poderia circular mensalmente no estado, para fortalecer ainda mais a economia, mas é deliberada e sistematicamente desviado por um governo que se mostra mau cobrador – consideradas as dívidas bilionárias até de instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco com a Previdência – e péssimo pagador.
A avaliação é do advogado Elton Assis, que assina diversas ações judiciais para exigir da União por via judicial aquilo que o governo central tem o dever de cumprir por determinação constitucional. Ele afirma que “o governo federal pratica um federalismo de mão única em relação aos estados: exige compromissos draconianos, na exata expressão cunhada por Dêmades, para quem "as leis de Dracon tinham sido escritas com sangue e não com tinta", para socorrer os estados com o parcelamento das dívidas federais. Mas se esquiva criminosamente de honrar as próprias obrigações estatuídas em lei. Prova disso é a relutância de Michel Temer em cumprir o que estabelece a emenda constitucional que trata da transposição, promulgada com sua própria assinatura, como então presidente da Câmara.
Especialista em Direito do Trabalho, Elton Assis afirma que a União impõe, com isso, uma insuportável e irreparável punição a um dos entes federados que mais tem contribuído para a recuperação da economia nacional. E atinge principalmente aqueles aos quais foi apresentada a esperança de uma vida melhor para cada família. “Não são devaneios ou quimeras. O que Rondônia exige já foi concedido sem traumas aos servidores do Amapá e Roraima em igual situação. A justiça considera que a efetiva consolidação do novo estado federado aconteceu com a eleição do primeiro governador, em 1987. Mas a união continuou a efetuar o pagamento integral da folha do estado até 1991, pelo que todos aqueles servidores têm direito a integrar os quadros federais”.
As restrições e cerceamentos impostos por via administrativa reduziram para dez mil o número de beneficiados. Mas desde a promulgação da Emenda nº 60, em novembro de 2009, foram analisados apenas esses dez mil processos, com aptidão reconhecida de sete mil servidores. E até hoje somente dois mil deles passaram a integrar a folha da União, tamanha a morosidade dos procedimentos. “E não há a menor esperança de que Rondônia possa ser ressarcida desse imenso prejuízo que atinge cada cidadão, pois que recursos que poderiam ser aplicados em ações governamentais são destinados à folha de pagamentos. Sucessivas vitórias já foram obtidas na Justiça pelos servidores, mas os recursos ao STJ têm procrastinado a consolidação de seu direito” – concluiu.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
EM RELAÇAO A TRANSPOSIÇÃO DOS SERVIDORES PARA O QUADRO DA UNIAO CONTINUA AS ANGUSTIAS A ESPERA DUVIDOSA QUE NUNCA SE CONCLUI, SOU SERVIDOR DO ESTADO A 34 ANOS TENHO 65 ANOS COM ALGUNS PROBLEMAS DE SAUDE JÁ FEZ UM ANO E 8 MÊSES ESOERANDO SER ENQUADRO NO QUADRO DA UNIAO DO EX- TERRITÓRIO DE RONDÔNIA, ATÉ HOJE NÃO SEM PREVISÃO, COM CERTEZA EM 2018, ANO DE ELEIÇÃO VAI SURGIR CETENEA DE PICARETAS SEM POSTUTA E SEM CARATER PROMETENDO VARIAS CONVERSA DE BEBO PRA DELEGADO SOBRE A TRANSPOSIÇÃO. ESTAMOS DE OLHO NELES.
EM RELAÇAO A TRANSPOSIÇÃO DOS SERVIDORES PARA O QUADRO DA UNIAO CONTINUA AS ANGUSTIAS A ESPERA DUVIDOSA QUE NUNCA SE CONCLUI, SOU SERVIDOR DO ESTADO A 34 ANOS TENHO 65 ANOS COM ALGUNS PROBLEMAS DE SAUDE JÁ FEZ UM ANO E 8 MÊSES ESOERANDO SER ENQUADRO NO QUADRO DA UNIAO DO EX- TERRITÓRIO DE RONDÔNIA, ATÉ HOJE NÃO SEM PREVISÃO, COM CERTEZA EM 2018, ANO DE ELEIÇÃO VAI SURGIR CETENEA DE PICARETAS SEM POSTUTA E SEM CARATER PROMETENDO VARIAS CONVERSA DE BEBO PRA DELEGADO SOBRE A TRANSPOSIÇÃO. ESTAMOS DE OLHO NELES.
Se fosse um projeto que tivesse como a Odebrecht molhar as mãos dos nossos deputados, senadores e presidente, já teria saído do papel. Infelizmente temos que nos conformar com a situação e continuar esperando que daqui uns duzentos anos seja concretizado esse sonho dos servidores, infelizmente.
Aspometron nem atualiza o sait mesmo subindo a mensalidade dos socios de 50,00 reais para 100,00 reais sem os socios terem sidos transposto para união , sindicatos, associações todos para parece que já foram beneficiados, enquanto isso os servidores vão morendo.
Problema e que não tem o que chega pra encher o bolso destes políticos todas economias que fazemos acaba sedo roubada.
Com todo o respeito que tenho pelos sindicatos que estão defendendo os direitos de seus filiados . O sintero esta fazendo um excelente trabalho, é o certo eles partirem para a ordem judicial para fazer valer o direitos. Enquanto esta a maior baixaria ref. aos desfalques de trilhões...o funcionário só quer receber o que é seu por direito e vem estes lindinhos travando, é mole isto!?
O que eu gostaria de saber, porque quase toda semana sai um lista dos servidores dos outros sindicatos para folha da união, e os servidores da justiça. Fica empatada desse jeito. Tô achando que tem treta aí. Ou seja já tem treta mesmo
COM CERTEZA A REGULARIZAÇÃO DESTE PROCESSO COLOCARIA RONDÔNIA NUM DOS ESTADOS MAIS PROMISSOR DO BRASIL, POIS JÁ DISPOMOS DE RIQUEZAS IMENSAS NO CAMPO, PRECISAMOS AUMENTAR NOSSAS ECONOMIAS NAS CIDADES INCENTIVANDO O COMERCIO E A INDUSTRIA ATRAVÉS DO CONSUMO, COM ISTO GANHA O POVO E TAMBÉM A SOCIEDADE NUM TODO. PRINCIPALMENTE O ESTADO DE RONDÔNIA.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook