UNIR avança na avaliação de cursos do MEC
5 é a nota máxima, considerada nível de excelência que um curso atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo MEC
Cinco cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) aumentaram suas notas ou mantiveram um bom conceito nas avaliações de Renovação de Reconhecimento de Curso do Ministério da Educação (MEC). Entre eles, o curso de Letras-Português do campus de Porto Velho destacou-se alcançando o conceito 5 - a nota máxima na escala de avalição que vai de 1 a 5.
Os demais cursos avaliados nos últimos meses foram Letras-Espanhol do Campus de Porto Velho, Física do Campus de Ji-Paraná e Pedagogia do Campus de Rolim de Moura, que alcançaram o conceito 4 na avaliação, e o curso de Pedagogia do Campus de Vilhena, que se manteve com o conceito 3.
A avaliação dos cursos é realizada in loco (presencialmente ou virtualmente) e leva em consideração diversos critérios como estrutura do curso, número de vagas ofertadas anualmente, organização didático-pedagógica e o corpo docente. 5 é a nota máxima, considerada nível de excelência que um curso atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo MEC.
O curso de Física do campus UNIR de Ji-Paraná está entre os que ampliaram sua nota para 4 na última avaliação. Segundo o coordenador, professor Quesle Martins, “com a nota conquistada, nosso objetivo principal foi alcançado, pois certo de que reunimos todos os esforços para mostrar que o curso de Física bacharelado da nossa Instituição atende com qualidade os critérios avaliados. Demonstramos que nosso departamento e nossa instituição estão preocupados em atender de forma cada vez mais uniforme eficiente as demandas da região norte e, nesse sentido, apresentando um curso com índice compatível ao das melhores universidades do país.”
Letras-Português tem nota máxima na avaliação do MEC
O Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas (Dalv) do Campus UNIR de Porto Velho é a unidade que oferece o curso que recebeu nota 5 na Avaliação, o de Letras-Português.
A visita in loco foi realizada por dois avaliadores do MEC entre os dias 25 e 27 de setembro. De acordo com a professora Geane Klein, chefe do Dalv, alcançar a nota máxima na avaliação do MEC é uma conquista de grande valor para o curso, pois reflete o comprometimento dos docentes, discentes e técnicos com a excelência acadêmica.
“Muitas vezes, não percebemos a força que temos, e essa avaliação nos permite enxergar nossas capacidades e alçar novas conquistas. Ela não apenas nos agracia com a nota máxima, mas também nos inspira a projetar melhorias para o futuro, reafirmando nosso compromisso com a qualidade na formação de professores e de professoras para este e os demais estados da federação, e desafiando-nos a continuar promovendo uma educação de excelência, mesmo diante dos obstáculos na única universidade pública e gratuita do estado de Rondônia”, comentou a professora Geane.
O Curso de Letras Português - Ofertado no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, o curso de Letras-Português responde à necessidade de formação de professores/pesquisadores de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, para atender à educação básica nos ensinos fundamental e médio. Trata-se de assegurar, em ambiente amazônico, a formação de profissionais interculturalmente competentes e capazes de lidar criticamente com as diversas formas de linguagem, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito.
Sobre os conceitos - O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos de graduação no país. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a nota é calculada com base no resultado da avaliação de desempenho de estudantes nessa prova, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta do curso – corpo docente (titulação e dedicação), infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
O CPC, assim como o Conceito Enade, também passou a ser calculado, a partir de 2016, por curso de graduação, identificado pelo código do curso constante no Sistema e-MEC, conforme enquadramento realizado pela instituição de educação superior no Sistema Enade.
Já o Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos avaliados das Instituições de Ensino Superior (IES) após a avaliação realizada de forma presencial pelos avaliadores designados pelo MEC.
Entra em vigor lei que amplia para até 40 anos a pena para casos de feminicídio
Norma também aumenta a pena do condenado que descumprir medida protetiva e o tempo para conseguir progressão de regime
Instituições públicas abrem vagas para concursos
Todos os editais completos estão publicados no site do IBADE
Pedido de vista suspende julgamento de recurso contra governador de Rondônia
Adversário de Marcos Rocha o acusa de abusos de poder político e econômico nas Eleições 2022
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook