UNIR buscar ampliar atuação com universidades bolivianas
A aproximação Bolívia e Peru é parte de um processo que visa formar pesquisadores fora do território brasileiro
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq) da UNIR realizou, no mês de maio, uma missão institucional nas cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín, na fronteira Brasil-Bolívia. O objetivo foi divulgar os quase 50 cursos e Programas de Pós-Graduação (PPG) que a UNIR oferta gratuitamente, visando o estabelecimento de parcerias e ações para internacionalização da universidade. Com isso o diálogo foi realizado tanto com pesquisadores da própria UNIR que atuam na região de fronteira, como como professores e pesquisadores bolivianos vinculados à Universidad Autónoma del Beni José Ballivian.
O pró-reitor da Propesq, que esteve na missão realizada na fronteira boliviana, professor Artur de Souza Moret, explica que a aproximação Brasil-Bolívia-Peru faz parte de um processo de internacionalização da UNIR que visa formar pesquisadores fora do território brasileiro. “Esta ação é importante porque aumenta a abrangência e atuação da universidade e, para além disso, um outro aspecto é que a gente também precisa ser solidário com os países vizinhos dentro da perspectiva de formação de novos pesquisadores. Em Rondônia, na UNIR, temos mais de 500 doutores e capacidade para ajudar solidariamente a fazer esta formação, o que é bastante importante porque ajuda os outros países a crescerem também”, explica Moret.
Além do pró-reitor, também estiveram na missão a diretora de Pós-Graduação da UNIR, professora Maria Madalena Cavalcante, e os coordenadores de Pós-Graduação, Alan Prazeres, e do Programa de Iniciação Científica (Pibic), Mina Danae Franco Gomes. Na agenda cumprida do lado brasileiro da fronteira eles se reuniram com os docentes do Campus UNIR de Guajará-Mirim para ouvir as demandas dos pesquisadores e incentivar a submissão de projetos de iniciação científica, assim como o fomento das condições para a criação de propostas de novos programas de pós-graduação stricto sensu e cursos lato sensu.
Já em Guayaramerín, na Bolívia, com o intuito de fomentar ações de internacionalização da UNIR, a equipe apresentou aos professores da Universidad Autónoma del Beni José Ballivian as 24 pós-graduações stricto sensu (mestrados e doutorados) e os 25 cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e residência em saúde) que a UNIR possui em diversas áreas do conhecimento. Além disso, o pró-reitor Artur Moret e a diretora Maria Madalena Cavalcante participaram do evento “Sin Fronteras” – Primer encuentro de escritores y gestores culturales de la cuenca amazónica Bolivia-Brasil-Perú. O objetivo é que docentes e pesquisadores bolivianos se aproximem dos PPGs da UNIR, seja para atuação conjunta ou para formação. Aos pesquisadores da UNIR, a atuação conjunta tem o potencial de fomentar pesquisas que considerem tanto os contextos e cenários brasileiros como bolivianos.
“Essa foi a primeira ação de uma missão maior que é divulgar os PPGs da UNIR para os pesquisadores de países vizinhos, até porque estamos no processo de elaboração de editais, como é o caso do PPG em Geografia, com a previsão de oferecer vagas para alunos estrangeiros e visando a internacionalização”, destacou a diretora de Pós-Graduação da UNIR, professora Madalena Cavalcante.
Prefeitura apoia Projeto Bom de Bola, Melhor na Escola
O projeto é voltado para atender crianças de 2 a 18 anos
Rua Abílio Freire recebe obras de recapeamento
Ações fazem parte do programa de revitalização da malha asfáltica das ruas de Ji-Paraná
Ji-Paraná recupera estradas rurais e ruas sem pavimentação
Foram recuperadas 153 km de vias na cidade e 720 km na área rural
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook