UNIR seleciona candidatos para curso de formação e capacitação na área de tecnologia
São oferecidas 100 vagas para alunos fixos (regulares) e mais 95 vagas para alunos flutuantes (temporários)
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou dois editais de seleção de candidatos para um curso gratuito de capacitação na área de tecnologia, que será ofertado em parceria com a empresa Samsung Eletrônica da Amazônia no projeto de Formação e Capacitação Tecnológica Nave Tech – RO. As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira, dia 10 de novembro, neste link ou por meio do site https://navetech.unir.br/. São oferecidas 100 vagas para alunos fixos (regulares) e mais 95 vagas para alunos flutuantes (temporários).
O Projeto Nave Tech – RO propõe capacitar pessoas da região para o desenvolvimento de produtos e serviços de inovação tecnológica com incentivo ao empreendedorismo. Seu objetivo é despertar o espírito criativo dos participantes na busca de novas soluções diferenciadas, inovadoras, replicáveis e rentáveis, com uso de conceitos tecnologicamente avançados no estado de Rondônia. As oportunidades são para pessoas que pretendem realizar o curso integral (Edital 1 – Alunos fixos) e para quem tem interesse em cursar apenas algumas disciplinas isoladas (Edital 2 – Alunos flutuantes).
Os alunos fixos receberão uma bolsa no valor de R$ 300,00 como forma de incentivar a participação e permanência no projeto, e irão cursar todas as quatro trilhas do Nave Tech – RO, que correspondem às etapas de formação do curso. Poderão se candidatar a essas vagas os acadêmicos dos cursos de graduação da UNIR de qualquer área, acadêmicos de outras instituições de ensino superior de Rondônia e portadores de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento.
Já as vagas para alunos flutuantes são destinadas à população em geral, incluindo acadêmicos que não forem selecionados para as vagas de alunos fixos, estudantes do Ensino Médio, profissionais de diversas áreas, empreendedores e demais interessados em tecnologias digitais. O requisito é ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano em 2023. Neste caso, os alunos flutuantes poderão cursar trilhas ou disciplinas isoladamente.
Projeto Nave Tech – o curso é composto por quatro trilhas, como são chamadas as disciplinas ou módulos da capacitação, sendo a Trilha 1 – Tecnologia (60 horas); a Trilha 2 – Inovação Tecnológica (40 horas); a Trilha 3 – Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (40 horas); e a Trilha 4 – FabLab (80 horas), totalizando 220 horas aula de atividades teóricas (40%) e práticas (60%). Ao final do curso, o aluno fixo deverá apresentar um projeto de startup, contemplando um produto ou serviço compatível com os objetivos do projeto.
O curso será realizado de novembro de 2023 a abril de 2024 em formato presencial no campus UNIR de Porto Velho, e as aulas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h45h às 19h05.
Laboratório equipado – Para o desenvolvimento das atividades, os alunos terão à disposição um laboratório de informática com equipamentos de ponta, que depois será doado para a Universidade para continuar sendo utilizado em novas pesquisas. A capacidade é para atender até 120 pessoas simultaneamente durante os cursos. Haverá duas salas de aula, cada uma com 30 computadores, além dos equipamentos como impressora 3D e kit arduino, utilizado em projetos de programação e robótica.
Edital I – Projeto Nave Tech UNIR
Curso: Capacitação em tecnologias com ênfase em Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Elaboração de Projetos
Inscrição: 06/11/2023 a 10/11/2023, no endereço https://navetech.unir.br/noticia/exibir/29125
Público: Alunos de graduação e Portadores de diploma em qualquer área
Bolsa de estudo: Aluno receberá bolsa de R$ 300,00
Matrícula: Curso de 220 horas
Edital II – Projeto Nave Tech UNIR
Curso: Capacitação em tecnologias com ênfase em Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Elaboração de Projetos
Inscrição: 06/11/2023 a 10/11/2023, no endereço https://navetech.unir.br/noticia/exibir/29125
Público: Alunos do 3º ano do Ensino Médio ou Ensino Médio Completo
Bolsa de estudo: Não há
Matrícula: O aluno selecionará o tópico que deseja cursar (19 opções)
Após 21 horas de julgamento, réu denunciado pelo MPRO é condenado a 33 anos de prisão por feminicídio
Além da qualificadora de feminicídio, articulada na denúncia do Ministério Público, os jurados também entenderam que o crime foi cometido de forma torpe, com uso de asfixia e dissimulação
QUESTÃO DO ENEM QUE ATACA O AGRONEGÓCIO É ALVO DE PROTESTOS E IRONIA: “NEGACIONISMO PURO!”
Manter os pequenos produtores rurais plantando sementes crioulas, carpindo na enxada e vendendo ovo caipira na feirinha, significa negar a evolução tecnológica no campo. Negacionismo puro!”
Time de vôlei da Assembleia Legislativa é vice-campeão dos jogos dos servidores públicos de Rondônia
Mais de 2.400 servidores participaram das competições
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook