Vai à sanção aumento de número de juízes em tribunais regionais federais
A mudança se dará pela conversão de cargos vagos para juízes federais substitutos em novas cadeiras para desembargadores
Uma das sedes do TRF-1, em Brasília, que poderá ter aumento do número de desembargadores
A Câmara dos Deputados aprovou na última segunda-feira (8) as emendas do Senado ao projeto de lei que aumenta o número de magistrados nos cinco tribunais regionais federais, os TRFs (PL 5.977/2019). A mudança se dará pela conversão de cargos vagos para juízes federais substitutos em novas cadeiras para desembargadores. Com a aprovação, o projeto segue para a sanção presidencial.
Os deputados aceitaram as mudanças feitas pelo Senado, que adicionaram vagas novas, além do previsto, aos TRFs da 1ª Região (responsável pela Região Norte e por Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Maranhão, Piauí e Bahia) e da 3ª Região (responsável por São Paulo e Mato Grosso do Sul). A versão aprovada pela Câmara seguia a redação original do projeto, que foi elaborado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a corte, as mudanças não provocam aumento de despesas.
Com as mudanças, a configuração dos TRFs fica assim:
- TRF-1: 43 desembargadores (eram 27)
- TRF-2 (RJ e ES): 35 desembargadores (eram 27)
- TRF-3: 55 desembargadores (eram 43)
- TRF-4 (Região Sul): 39 desembargadores (eram 27)
- TRF-5 (CE, RN, PB, PE e SE): 24 desembargadores (eram 15)
No mês passado foi sancionada a criação do TRF-6, responsável pelo estado de Minas Gerais. Ele conta com 18 desembargadores e não é afetado pelo PL 5.977.
Aumento no estoque de casos
O STJ justifica as mudanças devido ao aumento de casos em estoque para julgamento na segunda instância, provocado pela criação de novas varas de juizados especiais e outras no âmbito do processo de interiorização da Justiça de primeiro grau.
Segundo o relator na Câmara, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), todo o volume de sentenças produzido pelos juízes de 1º grau é canalizado para o julgamento dos recursos pelo tribunal, “causando um evidente gargalo que provoca demoras no andamento dos feitos e uma quantidade invencível de processos a serem apreciados pelos juízes de 2º grau”.
Com Agência Câmara de Notícias
Escola do Legislativo e Samd analisam parceria
O importante serviço domiciliar do sistema de saúde do Estado pretende atender cerca de 200 mil pessoas este ano
Confira os pontos de vacinação para os próximos dias em Porto Velho
Imunossuprimidos poderão receber o imunizante no Crie
Primeiro reflorestamento em Unidade de Conservação no Brasil sofre ameaça
Grileiros ameaçaram profissionais que atuam nas ações de reflorestamento
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook