Valadares defende projeto que incentiva denúncia de corrupção
A proposta, segundo ele, criaria um “canal seguro” para a comunicação de atos lesivos ao interesse público.
Em pronunciamento ontem (3), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) pediu apoio ao projeto de sua autoria, apresentado hoje, que dá incentivos ao cidadão comum para denunciar atos de corrupção. Valadares citou o desejo dos cidadãos de combater a corrupção, mas lamentou que ainda faltem mecanismos que protejam os denunciantes de eventuais retaliações no trabalho ou na sociedade. A proposta, segundo ele, criaria um “canal seguro” para a comunicação de atos lesivos ao interesse público.
- O projeto prevê ainda a possibilidade de sistemas de recompensas, pelos quais o denunciante ou reportante poderá receber, mediante critérios, uma proporção dos fundos recuperados ou de multas aplicadas como resultado de sua denúncia. É importante ressaltar que a proposta não sobrecarrega os cofres públicos, uma vez que as estruturas de avaliação e de apuração dos relatos serão compostas por recursos humanos já disponíveis - explicou.
O senador declarou que a proposta buscou inspiração em experiências de sucesso em outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia.
Para ele, o Poder Legislativo deve oferecer uma resposta eficiente e adequada aos ilícitos que geram impacto econômico negativo e comprometem o futuro do país.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook