Vereadora pede afastamento e Câmara vai convocar suplentes empatados em número de votos

Empresário José Garcia vence, mas não pode exercer mandato.

Folha do Sul 
Publicada em 01 de agosto de 2018 às 12:48
Vereadora pede afastamento e Câmara vai convocar suplentes empatados em número de votos

A vereadora Valdete Savaris (PPS), que exerce mandato na Câmara de Vilhena por ter assumido a vaga de Júnior Donadon, que foi cassado no ano passado, acaba de protocolar na Casa um pedido de afastamento. Alegando problemas de saúde, a parlamentar deixará de atuar pelos próximos três meses.

Com o afastamento de Valdete, a Câmara de Vilhena viverá uma situação inusitada, pois os dois suplentes dela fizeram o mesmo número de votos em 2016, e o substituto será convocado pelo critério de idade. Neste caso, o empresário José Garcia (DEM), que tem 59 anos (completa 60 no dia 29 de agosto), leva vantagem sobre o servidor Rael Zigue (PTB), o “Ziguinho”, 20 anos mais novo, filho do ex-prefeito de Cerejeiras, José Eugênio Zigue. Os dois fizeram os mesmos 680 votos no último pleito municipal de 2016.

Garcia, no entanto, ainda que convocado, não poderá assumir a função legislativa, pois já foi condenado por envolvimento no chamado “esquema do loteamento”, através do qual vereadores obtinham vantagens junto a empresários para aprovar projetos imobiliários na Câmara.

Caso decida atender a convocação, o empresário poderá pedir à justiça para receber salários sem precisar exercer o mandato. 

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook