Vermelhidão nos olhos é o principal motivo de urgências oftalmológicas, mostra pesquisa

De acordo com os especialistas, ter os olhos vermelhos pode ser sintomas de doenças vão de alergias à conjuntivite; entenda

Assessoria/Foto: Reprodução
Publicada em 17 de novembro de 2022 às 16:14
Vermelhidão nos olhos é o principal motivo de urgências oftalmológicas, mostra pesquisa

A vermelhidão nos olhos é a principal causa de urgências oftalmológicas. É isso que aponta uma pesquisa feita pela Clínica de Oftalmologia Integrada (COI) que faz um panorama sobre a saúde ocular dos brasileiros. De acordo com o estudo, 30% das consultas com o oftalmo são para tratamento de casos extremos, envolvendo também casos de dores de cabeça, inflamações ou até mesmo a perda temporária da visão provocada por problemas de retina ou relacionados à catarata.

A Clínica também aponta que, nos últimos tempos, um dos maiores desafios que os profissionais de oftalmologia têm é conscientizar os brasileiros sobre a importância de se consultar regularmente para cuidar de sua saúde ocular. 

O que é a vermelhidão nos olhos? 

Apesar de ser um problema relativamente comum e frequente, é importante entender as causas da vermelhidão dos olhos e saber qual o tratamento recomendado pelo médico. Também é necessário manter uma rotina de consultas oftalmológicas para garantir que esse sintoma não é o indicador de que há algum problema mais grave de saúde ocular.

A vermelhidão ocular acontece quando há dilatação dos vasos sanguíneos conjuntivais, que também podem estourar e causar uma mancha vermelha no olho. Na maioria dos casos, não é o tom de vermelho dos olhos que determina a gravidade da situação e sim se há outro sintoma acompanhado: dores nos olhos, lágrimas, ardência e fotofobia (sensibilidade à luz) são alguns dos sinais de que é necessário se preocupar com a vermelhidão ocular.

Entre as principais causas da vermelhidão dos olhos estão:

Conjuntivite

Seja viral ou bacteriana, a conjuntivite é uma das primeiras doenças que as pessoas costumam lembrar ao notar olhos vermelhos. Afinal, conjuntivite em crianças e adultos é uma doença comum. Porém, além da vermelhidão ocular, a conjuntivite também vem acompanhada de secreção, lacrimejamento, coceira e sensibilidade à luz (fotofobia).

Apesar de nem todo olho avermelhado significar conjuntivite, é necessário tomar cuidado ao perceber os sintomas: essa é uma doença contagiosa, transmitida tanto de um olho para o outro quanto para pessoas ao redor do infectado.

Por isso, é recomendado buscar um oftalmologista quando sintomas como estes aparecerem para que possa ser feito o tratamento adequado.

Para prevenir a conjuntivite, é necessário evitar contato com pessoas que estejam com conjuntivite ou compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, com elas, assim como evitar tocar os olhos sem ter as mãos corretamente higienizadas ou coçar os olhos com frequência.

Alergias

Pessoas com histórico alérgico são grandes vítimas da vermelhidão ocular. Isso porque esse é um dos principais sintomas de alergias, acompanhado de coceira e até mesmo inchaço das pálpebras.

Por isso, é preciso ficar atento pois a vermelhidão pode estar relacionada à alergia à maquiagem, cremes, filtro solar e alimentos. Pessoas com histórico de doenças respiratórias, como rinite e bronquite, também costumam apresentar esses sintomas.

Ao sinal de algum desses sintomas, é importante procurar um médico para evitar que outros sinais de reação alérgica, como coceiras, manchas e até mesmo tontura ou fechamento de vias áreas, possam surgir. Uma crise alérgica pode até mesmo levar a um choque anafilático, por isso, é preciso descobrir qual o motivo da alergia o quanto antes.

Ciscos

Qualquer corpo estranho que entre em contato com os olhos pode causar vermelhidão. E, por corpos estranhos, estamos falando sobre partículas de poeira que surgem com rajadas de vento ou cílios que acabam caindo dentro do olho: os famosos ciscos.

Apesar de extremamente comuns, os ciscos causam irritação aos olhos e devem ser tratados com cuidado. O tratamento correto desse tipo de situação é lavar delicadamente os olhos com água morna para tentar remover o corpo estranho. É importante não coçar ou esfregar o olho esperando que isso vai tirar o cisco do olho.

E, é claro, é preciso buscar um oftalmologista caso não seja possível removê-lo.

Cansaço

Ficar com os olhos vermelhos depois de algum tempo sem dormir é muito comum. Por isso, é comum que as pessoas apareçam com os olhos avermelhados depois de uma noite sem sono. Manter o descanso sempre em dia também é uma forma de tratar da saúde ocular.

É importante não deixar para se consultar com um oftalmologista apenas em caso de emergência

É um costume dos brasileiros deixar para se consultar com médicos apenas quando já estão doentes. Isso mostra que esse não é um problema específico da área da saúde ocular e sim da saúde geral da população.

Porém, é necessário ressaltar a importância de fazer consultas regulares com médicos de diversas especialidades. Assim, é possível prevenir doenças que podem aparecer futuramente ou tratar as que já existem em estágio inicial.

Na saúde ocular, as consultas regulares também funcionam como uma maneira de prevenir doenças. Buscar consultas apenas quando algum sintoma surge — como, segundo a pesquisa realizada por COI Oftalmologia, é comum para grande parte dos brasileiros — impede que doenças sejam diagnosticadas e tratadas ainda em estágio inicial. 

Além disso, esse tipo de cuidado também evita o uso de tratamentos e métodos mais agressivos e até mesmo sequelas na visão dos pacientes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook