Vinicius Miguel alerta sobre os riscos da baixa adesão vacinal contra poliomielite em Rondônia

Candidato a Deputado Federal pelo PSB demonstrou preocupação com a baixa adesão vacinal contra a paralisia infantil

Assessoria
Publicada em 12 de setembro de 2022 às 08:36
Vinicius Miguel alerta sobre os riscos da baixa adesão vacinal contra poliomielite em Rondônia

Após a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA) divulgar que apenas 15% das crianças tomaram vacina contra poliomielite em Rondônia, o candidato a Deputado Federal Vinicius Miguel (PSB) demonstrou preocupação com o aparecimento de casos da doença no estado.

“É importante lembrar a todos os pais e mães que a vacinação até os 5 anos de idade é a única forma de prevenção contra a poliomielite, doença contagiosa que pode comprometer o sistema nervoso e causar a paralisação dos membros inferiores das nossas crianças”, alertou o candidato.

Por conta da baixa procura, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro. A meta da campanha era imunizar 110.150 crianças de 1 a 4 anos do estado até 9 de setembro, porém até o momento só foram aplicadas 17.300 doses.

A imunização da poliomielite tem duas fase: na primeira o imunizante é aplicado via injeção intramuscular, ou seja, no glúteo, na coxa ou no braço, em três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade e, na segunda fase, são aplicadas duas doses de reforço do imunizante via oral: uma aos 15 meses e outra aos 4 anos.

“Não perca tempo! Vá ao posto de saúde mais próximo de casa, se informe sobre a vacina contra poliomielite e o calendário vacinal, e não deixe de levar seu filho ou sua filha para se vacinar contra a pólio e muitas outras doenças”, aconselhou Vinicius Miguel, que tem pautado de longa data sua luta em favor da saúde pública e da ampliação da cobertura vacinal na infância e juventude. 

Conhecida como paralisia infantil, a poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989, porém os baixos índices de adesão vacinal abrem margem para que casos voltem a aparecer em todo o país. A doença costuma atingir crianças de até 5 anos, mas também pode aparecer em adultos que não se vacinaram durante a infância.

SOBRE VINICIUS MIGUEL - Advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius Miguel é especializado em Administração Pública, mestre em Política Internacional e doutor em Ciências Políticas. Em 2018, disputou o governo de Rondônia e conquistou 110.585 votos em todo o estado. Em 2020, concorreu para a prefeitura de Porto Velho e obteve 29.369 votos. Este ano está candidato a Deputado Federal pelo PSB.  

Siga as redes sociais de Vinicius Miguel - Instagram - Facebook - Twitter

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Miquéias e os políticos corruptos

Miquéias e os políticos corruptos

Portanto, assim diz o Senhor: Eis que projeto um mal contra esta geração, do qual não tirareis os vossos pescoços; e não andareis tão altivos, porque o tempo será mau