Vinicius Miguel participa de estudo sobre direitos humanos no Brasil
Lançado no dia 30 de agosto, o relatório - que reforça a importância da LAI (Lei de Acesso à Informação) - contou com a colaboração de especialistas em direitos humanos de diferentes partes do país
Lançado no último 30 de agosto, Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado, o relatório - que enfatiza a relevância da LAI (Lei de Acesso à Informação) - apresenta um panorama atual sobre os direitos humanos no Brasil, país que tem uma história marcada por violações sistemáticas, e destaca casos de violência, como o Massacre do Carandiru (1992), Crimes de Maio (2006) e os assassinatos de Mariele Franco (2018) e Mãe Bernadete (2023).
“É muito importante olharmos para esses e outros casos de violações dos direitos humanos. Em nossa análise destacamos a centralidade do racismo como base para toda uma cadeia de violações, da cultura e institucionalidade do apagamento histórico das populações negras, indígenas e periféricas”, explica Vinicius Miguel.
“Por isso, este estudo reforça categoricamente a importância da promoção do direito à verdade e à memória como instrumento essencial na luta por justiça, reparação e não repetição de casos de violações dos direitos humanos”, completa o advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
O Relatório LAI 2023 - Direito à Informação: Memória e Verdade pode ser baixado gratuitamente em formato PDF através do link https://abrir.link/4vxeN
Artigo 19 é uma organização não-governamental de origem inglesa nascida em 1987 que está no Brasil desde 2007 advogando pela liberdade de expressão e acesso à informação. Seu nome é inspirado no 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.
SOBRE VINICIUS MIGUEL - Advogado especialista em direitos humanos e professor da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius Miguel é especializado em Administração Pública, mestre em Política Internacional e doutor em Ciência Política.
Setembro Dourado: atenção ao retinoblastoma, tumor ocular mais comum em crianças
Alerta acontece no mês em que é celebrado o Dia Nacional Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (18/9) e a campanha sobre câncer infantojuvenil; doença afeta principalmente crianças até cinco anos de idade
Filme rondoniense é selecionado para Vl mostra nacional de Sesc Cinema
Projeto busca incentivar cinema independente no Brasil
Santo Antônio Energia realiza campanha de educação ambiental 'Amigos do Rio'
Mais de 7.750 pessoas participaram das ações desde sua primeira edição, em 2015. O tema este ano foi “Preservação dos Quelônios: Tartaruga-da-Amazônia e Tracajá”
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook