Vira lei registro imediato de medidas de proteção a mulher agredida
Nova norma deve facilitar fiscalização do cumprimento das medidas pelos órgãos de segurança e de Justiça
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma lei que determina o registro imediato, pela autoridade judicial, das medidas protetivas de urgência deferidas em favor de mulheres em situação de violência doméstica ou de seus dependentes. Publicada na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial da União, a Lei 14.310, de 2022, tem origem no substitutivo da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) ao PL 976/2019, da deputada Flávia Morais (PDT-GO).
A norma, que entra vigor em 90 dias, aproveita redação já existente na Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) para exigir esse registro, garantindo o acesso instantâneo do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos órgãos de segurança pública e de assistência social para fiscalização do cumprimento das medidas e aferição de sua efetividade.
O banco de dados será mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
— A violência contra a mulher é chaga que transcende as relações privadas ou familiares, constituindo verdadeiro problema público — alertou Daniella Ribeiro, durante a votação no Senado.
Afastamento do agressor
Entre as medidas protetivas listadas na Lei Maria da Penha, estão a suspensão da posse ou a restrição do porte de armas e o afastamento do agressor do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida. Também estão previstas, entre outras medidas, a proibição (para o agressor) de se aproximar da ofendida e de seus familiares, o pagamento de pensão provisória e o comparecimento a programas de recuperação e reeducação.
Rosangela Donadon pede fim do bloqueio à inovação em tecnologia social
Em indicação do Governo de Rondônia, deputada aponta mudanças necessárias no decreto que regula parcerias com o terceiro setor
Adelino Follador pede intensificação de operações policiais no campo
Parlamentar falou também sobre Dia Internacional da Mulher
Jair Montes recebe motoristas de app pedem por redução no valor do IPVA
Faremos uma reunião aqui na casa de leis convidando o secretário de estado de finanças e também o diretor do Detran para buscarmos uma solução. Destacou o parlamentar
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook