Vitória de Lula gera novos ataques de xenofobia nas redes
Violência e discurso de ódio motivados por intolerância política mostram uma face do Brasil que muitos desconhecem
O fim das eleições foram apenas o começo de uma discussão que parece interminável: a xenofobia. Antes mesmo do resultado das urnas apontar o futuro governante do Brasil. Exemplo disso foi o que aconteceu com Nellysye Alves é cearense e mora há 13 anos em São Paulo, ela conta que, para não desgastar amizades, chegou a bloquear algumas pessoas de suas redes e evitou usar a internet alguns dias. "Recebi mensagens de pessoas, dizendo que queriam me ver chorando pelas minhas escolhas. Nunca imaginei que iria passar por uma situação dessas. Então, achei melhor evitar o contato e, depois, vejo o que fazer", disse.
A situação é recorrente e os comentários que parecem inofensivos, podem gerar danos psicológicos irreparáveis. A coordenadora do curso de Psicologia do UNASP, Sideli Biazzi, alerta que “a intensificação das posições extremistas e da intolerância nos debates políticos e nas relações sociais se tornou uma constante no cenário social atual. Discursos independentistas, xenófobos, nacionalistas, isolacionistas, vem ganhando força na opinião pública”.
Comentários de cunho preconceituoso são considerados crimes pela Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), segundo a qual "serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".
André Faustino, professor da pós-graduação em Direito Digital do UNASP, ressalta que é importante fazer uma denúncia do perfil ou perfis agressores e guardar provas como print de tela que evidencie as agressões praticadas contra a vítima. “É indispensável levar o fato ao conhecimento da autoridade policial, ou seja, fazer o famoso Boletim de Ocorrência, fornecendo todas as provas que possui e relatando o ocorrido, para que a autoridade policial determine a investigação e levantamento de quem são os agressores”, completa Faustino. Ele explica também que, além da responsabilidade criminal, pode ocorrer a responsabilização na esfera cível, onde os agressores poderão pagar algum tipo de indenização para compensar os danos causados à vítima.
Sobre o UNASP
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 107 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e também em Hortolândia. Para mais informações, acesse aqui.
Feira da Mulher Empreendedora encerra campanha Outubro Rosa
Cerca de 20 empreendedoras fizeram a exposição de seus produtos
Semana começa com queda no preço do café arábica
No mercado financeiro, o preço da saca de 60 quilos do milho teve salto de 0,40% e é negociada a R$ 85,69
Arroba do boi gordo tem redução no preço nesta segunda-feira (31)
Em Goiânia, o produto é vendido à vista a R$ 256
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook