“Zero reincidência”: trabalho de apenados ajuda Prefeitura e comunidade
Reforma em espaços que sediarão Jogos Intermunicipais de Rondônia recebem trabalhos de reeducandos
SUCESSO EM VILHENA, parceria da Prefeitura com Estado melhora a segurança pública
Neste feriado de 2 de novembro, Dia dos Finados, reeducandos do Centro de Ressocialização Cone Sul estão trabalhando no ginásio municipal Geraldão, promovendo pintura, roçagem, reformas e consertos em geral na estrutura do local, em preparação aos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), que começam dia 12 de novembro. A parceria, autorizada pelo judiciário e Ministério Público, ajuda a Secretaria Municipal de Esportes (Semes) e aos próprios apenados, ao mesmo tempo, visto que serve de remição de pena e aprendizado novas profissões para os reclusos, que, segundo os policiais penais que acompanham os trabalhos, resulta em reinserção total dos que trabalham na comunidade.
“A reincidência no sistema prisional é zero. Com o apoio do judiciário, através do juiz Adriano Toldo e do Ministério Público, Vilhena é uma das três cidades de Rondônia que tem esse projeto. Todos que aprendem a trabalhar aqui conseguem empregos e ser reinseridos na comunidade de maneira satisfatória, pois estão longe dos movimentos e assédios das facções criminosas. Aqui no Geraldão começamos na segunda-feira e teremos cerca uma semana de trabalhos até entregar o ginásio totalmente reformado”, explica Silvano Alves Pessoa, policial penal que acompanha a ação.
O secretário municipal de Esportes, Welliton Oliveira, esteve no espaço e revelou detalhes da parceria. “Estamos consertando calçadas, roçando a vegetação, padronizando a pintura, identificando as tabelas e vários outros serviços de conserto que vão renovar toda a estrutura. Esse projeto assinado pelo nosso prefeito Eduardo Japonês com a Secretaria de Estado de Justiça permite economia, pois a mão de obra é gratuita, e também ajuda o município na segurança pública. Quando o projeto começou há dois anos havia mais de 400 presos e hoje são 330, portanto, fica demonstrada a eficiência em reduzir gradualmente o número de pessoas que se envolve com o crime”, explica Welliton.
No local trabalham 10 apenados sob supervisão dos policiais penais e apoio de servidores da Semes. O JIR 2021 acontece em Vilhena e terá disputas em 14 modalidades com mais de 2 mil atletas de dezenas de municípios do Estado de 12 a 21 de novembro. “É o maior evento esportivo de Rondônia e temos o prazer de ser sede novamente destes jogos, organizados pela Sejucel, do Governo do Estado, com nosso apoio. Será um impulso à economia local, bem como ao turismo, esporte, lazer, gastronomia, hotelaria, transporte e tantos outros setores”, explica o prefeito Eduardo Japonês.
Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional da Prefeitura de Vilhena, 3919-7081.
Galeria de Fotos:
Filho do sambista Bainha morre após ser esfaqueado no campo do Abobrão, em Porto Velho
Ele teria se desentendido com um dos membros do grupo e foi esfaqueado
Mulher que sobreviveu a acidente que matou 13 diz ter nascido de novo
“O motorista da caminhonete estava no meio da pista, o Luiz deu luz alta para ele sair da via, mas não deu tempo e ele bateu de frente com a gente”
Operação combateu 16,5 mil incêndios florestais em três meses
Informação foi dada pelo ministro do Meio Ambiente na COP26
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook