Aprovada lei que permitirá escolha dos locais de tratamento pelos pacientes com câncer em Rondônia
Localizado em Porto Velho, o Hospital de Amor Amazônia é referência no tratamento oncológico para Rondônia e região norte
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou, por unanimidade, um Projeto de Lei que permitirá aos pacientes da rede pública de saúde, que forem diagnosticados com câncer, a escolher o local para a realização dos procedimentos de diagnóstico e tratamento, dentre eles, o Hospital de Amor Amazônia.
O PL 1.509/2021, proposto pelo deputado Laerte Gomes (PSD), foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Assembleia durante a sessão realizada no dia 29 de março. Agora, a matéria aguarda a sanção do Governo do Estado para entrar em vigor.
O texto assegura ao paciente diagnosticado com câncer, “o direito de consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, o local de realização dos procedimentos diagnósticos, terapêuticos e atos médicos a serem realizados, no âmbito do Estado de Rondônia”.
Com a publicação da Lei, os rondonienses poderão optar pela realização dos exames de diagnóstico ou tratamento no HA, que está presente no estado com duas unidades, sendo o Hospital de Amor Amazônia e o Instituto de Prevenção de Ji-Paraná.
Inaugurado em 12 de junho de 2012, o HA Amazônia, antigo Barretinho, sediado em Porto Velho, é referência em oncologia à pacientes adulto e infantil, na atenção ambulatorial e hospitalar especializada em oncologia, contando com atendimento de urgências e emergências oncológicas, diagnóstico, internação, e tratamento por hemoterapia, hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, braquiterapia e iodoterapia, além dos cuidados paliativos hospitalares e domiciliares, com capacidade para atender em média 600 pacientes por dia, sendo que em 2021 foram realizados mais de 500 mil procedimentos.
O HOSPITAL DE AMOR
O HA tem como uma de suas principais frentes de atuação a prevenção, sendo referência no assunto com um trabalho ativo, por meio de dezenas de unidades fixas e móveis espalhadas pelo país. Esse serviço contribui diretamente para o diagnóstico precoce dos tipos mais incidentes da doença na população brasileira, como o câncer de mama, que quando descoberto em suas fases iniciais possui até 95% de chances de cura, além de diminuir a necessidade de tratamentos mais invasivos.
Fundado há 60 anos, na cidade de Barretos, interior do Estado de São Paulo, o Hospital de Amor nasceu com o objetivo de oferecer medicina de qualidade e humanizada. Hoje é referência no tratamento de câncer no Brasil, com reconhecimento internacional, sendo instituição irmã do MD Anderson Cancer Center Institute, com sede no estado do Texas, Estados Unidos, o maior centro de tratamento oncológico do mundo.
Contribuintes de Rondônia já podem pagar os tributos estaduais através de QR code do PIX
Já é possível pagar por PIX os impostos estaduais. Além das facilidades com a nova modalidade, os tributos podem ser liquidados em 5 minutos
CES Rioterra abre processo seletivo para contratação de 12 técnicos de ATER
Podem participar do processo seletivo os profissionais com formação técnica ou nível superior nas áreas de Ciências Agrárias, Florestal e afins
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook