Brasil vai ter mais impostos caso reforma da Previdência não seja aprovada, garante base governista

Em ritmo acelerado, os deputados que assumiram a liderança a favor da reforma da Previdência estão em busca do mínimo de 308 votos para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, de 2016.

Jalila Arabi
Publicada em 05 de janeiro de 2018 às 14:45
 Brasil vai ter mais impostos caso reforma da Previdência não seja aprovada, garante base governista

Descanso é uma palavra que não existe no recesso parlamentar da tropa de choque do governo Temer. Em ritmo acelerado, os deputados que assumiram a liderança a favor da reforma da Previdência estão em busca do mínimo de 308 votos para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, de 2016.

Até dezembro, a base tinha quase 270 votos favoráveis – pelo menos é o que garante o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PRB-SP). Segundo o parlamentar, até fevereiro, a contagem subirá para, pelo menos, 320 favoráveis. “Está faltando voto e está faltando compromisso dos deputados e deputadas para que votem essa reforma que é extremamente necessária para o Brasil”, cobra Mansur.

De acordo com o deputado, a liderança vem trabalhando ativamente, mesmo no recesso parlamentar, para alcançar o número necessário. Mansur acredita que o prazo máximo para a votação é 19 de fevereiro deste ano. “Se não houver a reforma neste ano de 2018, vai faltar ainda mais dinheiro para as necessidades básicas da população”, afirma. E completa: “Outra medida vai ser aumentar imposto, coisa que o brasileiro quer ver de costas, porque ninguém aguenta mais.”

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) também não admite a não aprovação da reforma. “Não conseguir é aumentar imposto, é parar o País, é não ter dinheiro para a saúde, para a educação, para o jovem, para o doente, motorista, desempregado. Vai ser um horror”, diz.

“É inevitável”

Em evidência desde meados de 2017, a PEC 287/16 traz algumas mudanças no setor previdenciário. Uma das mais comentadas é a da instituição da idade mínima para se aposentar, que não existe no Brasil. “O Chile já fez a reforma há muitos anos, a Argentina acabou de fazer. Se você pegar outros países, todos têm uma idade mínima de 65 anos ou mais, como é o caso da Suécia, onde se aposenta com 67 anos”, explica Beto Mansur.

O ex-ministro de Previdência Social José Cechin diz que é preciso que o País estipule um teto para quem quer se aposentar. “O Brasil é um dos poucos países que não tem idade mínima para efeito de aposentadoria. Portanto, introduzir essa idade mínima universal, para todos, é um passo muito importante numa reforma.” De acordo com a proposta, homens se aposentarão aos 65 e mulheres aos 62, isso até 2038.

Beto Mansur confia que a reforma seja votada ainda neste ano e avisa que ela é inevitável, mesmo que venham outros partidos no ano que vem, já que 2018 é ano de eleição. “É claro que é inevitável. Inclusive, os próprios partidos de oposição deveriam ter a consciência de estarmos unidos para aprovar uma reforma que é necessária”, pede.

Comentários

  • 1
    image
    rogerio alonso 05/01/2018

    Ministro... que vai faltar dinheiro o que? Porque não tira das verbas de gabinete? porque não param de gastar e investir em uma politica do toma lá da cá? A previdência já foi ajustada várias vezes e os srs, "nobres" deputados, insistem em gastar mal, em roubar a população em fazer acordos espúrios, em vender-se nos balcões de negócios... acorda ministro. Tem muita gente que não pode perder o "foro privilegiado" se não vai pra cadeia e precisa se reeleger!! E, convenhamos... comparar a idade mínima do Brasil com a Suecia é piada de quem não conhece sequer o Brasil (talvez conheça melhor a suécia não é nobre deputado?), mas convenhamos, no Brasil tem saúde publica? Não! vendemos aos planos de saúde privada! No Brasil tem segurança? Não.. .é falida! No Brasil tem EDUCAÇÃO? Não...aqui tem ProUni e Fies, que servem para enriquecer conglomerados de ensino... ou Seja, os srs. miram o mercado e esquecem do povo. No Brasil tem vida tranquila na velhice? Claro... que NÃO !!! Os srs. compararem nosso país, administrado por políticos inescrupulosos, verdadeiros sangue-sugas e ainda, dividindo em capitanias hereditárias (porque já tem pai, filho, neto (ACM... Neto, Cristiane Brasil, filha de... Leonardo Picciani, filho de... aliás, tá preso não é? ) Ou seja, poupem-nos dos seus devaneios onde o objetivo é vender a previdência para os bancos e seguradoras... quanto os srs. não devem estar ganhando? Falo de MILHOES MESMO!!! Só assim os srs, "nobríssimos" políticos, funcionam... Ou diga-me que estou enganado!!! Por favor!!! Não dá né? Ah... ia esquecendo do nosso "fofucho" o tal do Rodrigo maia que aqui no RJ não ganha nem pra sindico de prédio... Tratem o povo com mais respeito!!! Essa nação NÃO É FEITA SÓ DE FAMINTOS E IGNORANTES NÃO !!!! AQUI TEM GENTE BOA, QUE QUER PRODUZIR E LIVRAR O PAÍS DESSA CORJA TODA DE POLITICOS QUE TEMOS... INCLUEM TODOS; PMDB, PT (LULA TEM QUE SER PRESO!!!!!) PSDB, PP, PTB, ETC,ETC... E, só para não deixar de fora... Que ministério é esse do Temer hein?? Alías, o ditado que os "iguais se atraem" nunca foi tão atual... só tem usurpador, só tem politiqueiro de 5ª !!! E querer comparar com a Suécia!!! Tá de Sacanagem!!!! (Desculpe o termo, mas, vão todos vocês para @!*x#@!

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook