Empresa rondoniense de produtos de limpeza reduz casos de acidentes no trabalho com consultoria

Acidentes no trabalho podem gerar muita dor de cabeça para os patrões e para os funcionários.

Sara Rodrigues - Agência do Rádio Mais
Publicada em 24 de outubro de 2018 às 09:53
 Empresa rondoniense de produtos de limpeza reduz casos de acidentes no trabalho com consultoria

Acidentes no trabalho podem gerar muita dor de cabeça para os patrões e para os funcionários. Por esse motivo, a empresa Rondoquímica, que fabrica produtos de limpeza, tem uma parceria de 15 anos, com o Serviço Social da Indústria (SESI) para evitar esse tipo de ocorrência e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e a produtividade na indústria.

Além dessa empresa, o SESI presta consultoria para mais de 500 empresas do estado. Na Rondoquímica, é realizado um trabalho de atendimento médico como oftalmologista e ortopedista, e também fazem consultas odontológicas.

ÁUDIO: Acesse a versão desta matéria para emissoras de rádio

A gerente Mariana Matos explica que esse serviço ajudou a acelerar os processos de fabricação dos produtos. “Foi feito um trabalho na empresa de conscientização dos funcionários com relação a quantidade de atestado médico que a gente tinha. Com a diminuição de atestado médico, o que acontece? O funcionário trabalha mais, ele rende mais, e consequentemente, minha produção é maior”, afirma Mariana.

No ano passado, foram registrados 4,8 mil casos de acidentes do trabalho em Rondônia, de acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (SPrev). Isso significa que houve uma redução de 15%, em relação aos acidentes em 2015.

O coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI em Rondônia, Victor Hugo Ribeiro, explica que as empresas precisam respeitar a legislação que protege os trabalhadores. As empresas precisam oferecer condições de saúde e um ambiente de trabalho seguro.

Por isso, é necessário ter alguém que analise essas condições e apresente respostas à gerência da empresa e aos funcionários. “A empresa, além de ser eficiente, precisa ser eficaz. Então, ela tem que demonstrar porquê e como esses cuidados com a saúde e segurança do trabalhador, como que isso está conseguindo reduzir seus custos, acidentes, afastamentos e aumentar a produtividade” explica Ribeiro.

Uma pesquisa realizada pelo SESI ouviu 500 médias e grandes empresas. 48% delas afirmaram que ações para aumentar a segurança no ambiente de trabalho e promover a saúde de funcionários podem reduzir as faltas ao serviço. Além disso, 43,6% disseram que esses programas aumentam a produtividade da empresa. 34,8% acreditam que as ações diminuem as despesas.

Acidentes de trabalho no Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou uma série de propostas com recomendações para os candidatos à presidência da República. De acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, o setor industrial reduziu o número de acidentes de trabalho.

Os últimos dados da revelam que as atividades como a indústria de transformação, por exemplo, a reduziram os acidentes de trabalho em 41% entre 2007 e 2016. Na indústria extrativista, o recuo foi de 33,6%.

A CNI defende que é necessário discutir o investimento em saúde e segurança do trabalho no Brasil. De acordo com o estudo, a empresa precisa fornecer um serviço médico que possa amparar o trabalhador no caso de perícia médica do INSS. Além disso, ele indica que essa medida aumenta a transparência do processo e auxilia na decisão do perito, gerando uma redução de custos previdenciários.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook