Ouvidoria das Mulheres do MPRO realiza campanha para estimular vítimas de violência a denunciarem agressores
O órgão é vinculado à Ouvidoria-Geral do MPRO e tem como objetivos a prestação de atendimento humanizado e o oferecimento de escuta ativa, qualificada e de acolhimento às mulheres vítimas de violência
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Ouvidoria das Mulheres, realizará durante o ‘Agosto Lilás’ - mês referência para combate e enfrentamento à violência de gênero-, campanha de conscientização para estimular vítimas a denunciarem seus agressores. Recentemente criada, a Ouvidoria das Mulheres é um canal especializado para receber denúncias e promover encaminhamentos visando à apuração das mais diversas formas de violações contra esse público. Aberto a todas as idades, o serviço também obedece a princípios de diversidade, estando disponível à comunidade LGBTQIA+.
O órgão é vinculado à Ouvidoria-Geral do MPRO e tem como objetivos a prestação de atendimento humanizado e o oferecimento de escuta ativa, qualificada e de acolhimento às mulheres vítimas de violência. O canal é dotado de um corpo técnico preparado para oferecer um ambiente acolhedor, seguro e propício para o encaminhamento correto dos casos, visando à solução das demandas com a celeridade que as situações exigem.
A Ouvidora do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Damacena Ferreira Engel, explica que a campanha de divulgação do órgão no Agosto Lilás será realizada com mobilizações que incluirão ações em redes sociais, visitas a instituições, sensibilizações junto a públicos estratégicos, distribuição de material informativo, além de participações em programas de TV e rádio.
A ideia é reforçar para a sociedade que o atendimento da Ouvidoria das Mulheres é oferecido de forma prática e desburocratizada. Por telefone e mensagem instantânea, o contato ocorre pelo número (69) 999.770.180; pelo e-mail [email protected] e, ainda, de modo presencial, na sala do órgão, no edifício-sede da Instituição, localizado na rua Jamary nº1555, bairro Olaria, Porto Velho. “Com um olhar sensível para as vítimas, a Ouvidoria das Mulheres tem se consolidado como mais um instrumento na rede de combate e proteção às mulheres”, afirma a Ouvidora.
Mobilização – O Agosto Lilás é uma mobilização nacional que visa à conscientização e combate à violência contra a mulher. O movimento foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei nº 11.340/2006 (Maria da Penha), que traz, em seu artigo 35, previsão expressa para que União, Estados e Municípios promovam programas e campanhas de enfrentamento da violência doméstica e familiar.
A campanha é tema da Recomendação nº 89/22 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que orienta que seja realizado anualmente, no mês de agosto, “Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha”, em todas as unidades e ramos do Ministério Público brasileiro.
Censo Demográfico 2022 começou nesta segunda-feira (1) em Porto Velho
Mais de 534 mil domicílios devem receber a visita dos agentes recenseadores do IBGE em Rondônia
MPC-RO expede notificação à Seduc quanto à necessidade de reformas e manutenção das escolas visando o retorno de suas atividades
De acordo com o comunicado de irregularidade, os alunos do mencionado educandário ficaram dois anos sem aulas presenciais, devido à pandemia, e nesse tempo a gestão não teria adotado as medidas necessárias a fim de prevenir casos como os constatados em ocorrências junto à segurança pública
Pleno do TJ defere liminar em ADI do Ministério Público de Rondônia sobre pagamento de precatórios
Os precatórios são processos judiciais finalizados, que têm uma ordem de pagamento ao Estado, o qual repassa o valor do precatório ao Judiciário para pagamento do débito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook