5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Embora a poluição do ar seja o tema central deste ano, a poluição plástica permanece entre as principais causas de danos ao meio ambiente e à saúde.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 05 de junho de 2019 às 12:04
5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Foi necessário criar uma data que chamasse a atenção das pessoas para o valor de atitudes conscientes a respeito do uso dos recursos naturais. Esta data é hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972, pela Organização das Nações Unidas, numa conferência que deu origem a programas com princípios voltados à melhoria da preservação. O Núcleo de Gestão Socioambiental – Nuges, do Tribunal de Justiça de Rondônia, adere, dia a dia, em suas ações, incentivos para a redução do uso dos recursos naturais e bens públicos.

Embora a poluição do ar seja o tema central deste ano, a poluição plástica permanece entre as principais causas de danos ao meio ambiente e à saúde. Caracterizada pela ONU como tragédia ambiental global, a poluição provocada pelos plásticos contamina, simultaneamente, os solos, os rios e os mares, afetando um número expressivo de espécies marinhas e ameaçando um percentual preocupante delas de extinção.

O TJRO, por intermédio do Nuges – Núcleo de Gestão Socioambiental, com parceria com o setor de Almoxarifado, vêm contribuindo com a redução do impacto ambiental, o sucesso de ações como a substituição de copos descartáveis por canecas e garrafinhas no ambiente de trabalho do Tribunal de Justiça de Rondônia, o que garantiu a diminuição desses materiais e, consequentemente, o cumprimento com excelência das metas inseridas no Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário de Rondônia.

Mas, segundo o coordenador do Nuges, Alexandro Almeida, a conscientização das pessoas é uma ação que requer “constância e compartilhamento entre os círculos sociais e familiares de cada um, posto que os resultados só se concretizam e se evidenciam quando há uma mudança de comportamento, fruto do conhecimento adquirido, por sua vez, pela educação. Se a economia de recursos materiais se transformar em hábito diário, então podemos garantir que as futuras gerações também agirão de maneira comedida no uso do bem mais precioso que temos: os bens naturais do meio ambiente”.

A preservação do meio ambiente depende, de modo especial, da sensibilização e participação de todos os indivíduos da sociedade. Além disso é preciso instruir e educar cidadãos a respeito da importância e conservação da natureza para garantir a qualidade de vida e manter a harmonia do meio ambiente com os seres humanos.

Entre atitudes simples para um dia a dia mais sustentável, o Nuges sugere algumas medidas de sustentabilidade para preservar a natureza:

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook