90% das pessoas querem mais contato com a natureza
O raio-x sobre o que pensam os brasileiros sobre as áreas protegidas e o meio ambiente é fruto de uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência e encomendada pelo WWF-Brasil.
O brasileiro quer ficar mais perto da natureza, acha que o desmatamento é a maior ameaça para a natureza e acredita que cuidar do verde é uma responsabilidade também do cidadão. O raio-x sobre o que pensam os brasileiros sobre as áreas protegidas e o meio ambiente é fruto de uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência e encomendada pelo WWF-Brasil.
Os pesquisadores foram a campo, em todas as regiões do país, entre os dias 21 e 26 de junho deste ano, e realizaram 2.002 entrevistas com homens e mulheres com idade a partir de 16 anos. A amostra tem representativa nacional. Essa é a segunda vez que o Ibope faz esse levantamento. A primeira foi em 2014.
Veja alguns dos resultados do levantamento realizado:
Contato com a natureza
A pesquisa deixa claro um aumento do interesse dos brasileiros pelo tema. O desejo de mais contato com a natureza aumentou. Noventa e um por cento dos perguntados afirmaram que gostariam de ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia, o percentual em 2014 era de 84%. Ao mesmo tempo, 54% não estão satisfeitos com as áreas verdes em suas cidades, o número era 56% há quatro anos.
Ameaça à natureza
O desmatamento das florestas é considerado a maior ameaça para a natureza, com 27% das menções, seguido pela poluição das águas (26%).
Orgulho nacional
Perguntados sobre os motivos que os brasileiros consideram razões de orgulho para o país houve uma queda em relação ao ano de 2014, quando 58% dos brasileiros entrevistados afirmaram orgulho do meio ambiente e suas riquezas. Esse número cai para 39% em 2018. Apesar disso, o meio ambiente ainda lidera o ranking de orgulho nacional.
Serviços ambientais (Benefícios) das Unidades de Conservação
Quando apresentados a uma cartela indicando os possíveis benefícios (serviços ambientais) que as Unidades de Conservação geram para a sociedade, os entrevistados apontam a melhoria qualidade do ar (51%), proteção de nascentes e rios (45%) e proteção da diversidade de animais e plantas (44%) como principais benefícios.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook