Acadêmicos de Direito da Unir participarão de competição mundial de arbitragem na Áustria
Em encontro na OAB-RO, os alunos mostraram o projeto para o presidente Márcio Nogueira
Estudantes de Direito da Universidade Federal de Rondônia, que vão representar o Rondônia na 30ª edição da competição universitária Vis Moot, na Áustria, foram recebidos pelo presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, nesta semana. Eles estão em busca de apoio, principalmente financeiro, para custear a viagem.
A competição reunirá estudantes e especialistas de vários países para participar da simulação de arbitragem comercial internacional em Viena, na Áustria. Considerado o maior evento do gênero, o Vis Moot inicia os participantes na prática da arbitragem comercial internacional e do Direito do Comércio Internacional.
Organizado pela Pace University (Estados Unidos), o evento propõe conflitos simulados e desafia as equipes a encontrarem soluções por meio da arbitragem que é uma forma de mediação sem a intervenção do Judiciário. A competição acontece desde 1994 e atualmente reúne mais de 300 universidades e cerca de 3 mil estudantes do mundo todo, tornando o Vis Moot uma das maiores e mais cosmopolitas competições universitárias.
Por esse motivo, a expectativa é grande entre os alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia. Durante a visita à sede da OAB-RO, em Porto Velho, os acadêmicos falaram sobre o projeto para o presidente Márcio Nogueira.
A equipe é composta por sete pessoas, entre estudantes de Porto Velho e também de Cacoal. Essa é a quinta participação da Universidade Federal no evento, segundo Julia Nogueira, estudante do 9º período. Para ela, é uma ótima oportunidade para levar o nome de Rondônia para outros países. “A UNIR é a única universidade de Rondônia que participa do Vis Moot”, afirma a acadêmica.
Márcio Nogueira, que já foi professor universitário, recebeu o projeto dos estudantes e reafirmou o incentivo da advocacia para os jovens advogados. Ele destacou que o tema é muito importante para todo o sistema de justiça, pois envolve uma das principais missões da advocacia: a resolução de conflitos. Então relação aos estudantes, Márcio destacou: “estamos orgulhosos. Esse é um evento tão importante e todo acadêmico que tiver a oportunidade, deveria participar de experiências como essa do Vis Moot, que acontece em Viena. Meus parabéns, sucesso e nos encham ainda mais de orgulho”, frisa.
Durante a reunião, os estudantes falaram sobre os custos da viagem que incluem taxa de inscrição, hospedagem e passagens aéreas e todo valor fica em torno de R$ 38 mil. De acordo com João Miguel, acadêmico do 5º período, eles estudaram bastante e estão preparados para representar o Estado lá em Viena, mas o principal problema é a questão financeira. “A parte mais difícil é chegar lá. Como a Unir é uma instituição federal existem algumas regras. Por isso o estudante tem que correr atrás do dinheiro”, finaliza o acadêmico.
O evento acontece em março. Para a viagem até a Europa, todo apoio é bem-vindo. As pessoas que queiram incentivar o futuro da educação do Estado de Rondônia, podem entrar em contato pelo número (69) 9 99915-1411 ou pelo Instagram @vismoot_unir. “Contamos com sua ajuda para poder participar da competição”, finaliza João Miguel.
Em 2022, Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência atuou para incorporação das políticas públicas de inclusão social no Estado de Rondônia
A comissão atuou ativamente na proteção das pessoas com deficiência, levando as denúncias recebidas a conhecimento da sociedade e do poder público
Jurista do CEUB detalha consequências da depredação aos Três Poderes em Brasília
Criminalista aponta mecanismos para responsabilizar atos contra o patrimônio público
Semed cumpre agenda de reuniões com a Seduc em Porto Velho
Encontro aconteceu para alinhar estratégias voltadas à Educação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook