Ação 'Fecha Laudo' segue com inscrições até o dia 23

As inscrições para participar da ação, que tem por objetivo fechar laudos de Transtorno do Espectro Autista - TEA, e seguem 19 até o dia 23

Texto: Daiane Brito e Lara Lívia Fotos: Daiane Brito Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 20 de junho de 2023 às 17:25
Ação 'Fecha Laudo' segue com inscrições até o dia 23

A ação irá atender mais de 100 pacientes aprovados na triagem documental

As inscrições para participar da ação, que tem por objetivo fechar laudos de Transtorno do Espectro Autista – TEA, promovida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, serão realizadas com o preenchimento de formulário próprio no link do Google Forms, no período de 19 a 23 de junho. É necessário incluir documentos como guia do cadastro na fila de espera da regulação – Sisreg e encaminhamentos ou laudos de solicitação de avaliação para investigação de TEA.

A ação Fecha Laudo acontecerá de 10 a 14 de julho, no Centro de Reabilitação de Rondônia – Cero, em Porto Velho, na Rua Petrolina, n° 9960; Bairro Mariana, e irá atender mais de 100 pacientes aprovados na triagem documental. O público-alvo trata-se de pacientes que estão em investigação para TEA.

O governador de Rondônia Marcos Rocha enfatiza a importância da ação que facilita o acesso ao diagnóstico.  “Estamos facilitando o acesso ao diagnóstico através desta ação, pois quanto mais rápido a família tomar conhecimento, o tratamento será mais efetivo para que a criança consiga se desenvolver melhor”, argumentou.

Segundo o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista – TEA é uma alteração do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, com manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, que apresentam padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, com restrito repertório de interesses e atividades.

O fechamento do laudo ocorre com a avaliação pela equipe de saúde multiprofissional composta por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, médicos neurologistas e psiquiatras.

De acordo com o secretário de Saúde Jefferson Rocha, o objetivo é ir além do mutirão. “Buscamos atender os pacientes represados na fila nesse primeiro momento, mas também estabelecer um novo serviço, junto à equipe multiprofissional”, destacou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook