Ações de educação permanente e promoção da saúde do trabalhador são realizadas na UPA Leste

Através no Núcleo de Educação Permanente, mais de 50 atividades foram executadas em 2022

Luciane Gonçalves Foto: Semusa
Publicada em 05 de dezembro de 2022 às 11:23

Mais de 80 servidores que atuam em diferentes setores da UPA Leste participaram

Mais de 80 servidores que atuam em diferentes setores da UPA Leste participaram

Mais de 80 servidores que atuam em diferentes setores da UPA Leste participaram da campanha de vacinação Meningo C, ocorrida na última semana na própria unidade. A ação foi executada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP).

A vacina Meningo C ajuda a proteger contra o tipo C da doença meningocócica, que pode evoluir para meningite e outras doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas. De acordo com a presidente da CIPA da UPA Leste, Indiara Marinho, “a vacina é uma das principais medidas de prevenção à doença e suas complicações. Com ela a gente cuida da nossa saúde e dos que estão à nossa volta. É um ato de amor próprio e também ao próximo”.

Investir em capacitação e no bem-estar do trabalhador da saúde tem sido uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Através da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP) são realizados cursos, oficinas, palestras, capacitações e outras atividades que preparam o servidor para o dia a dia no ambiente de trabalho, mas que também tornam a rotina menos desgastante.
Segundo a coordenadora do NEP da UPA Leste, Cristiane Delgado, em 2022 foram realizadas diversas atividades de educação permanente e em saúde para os profissionais daquela unidade.

“Um trabalho que foi possível devido ao empenho conjunto dos departamentos da Semusa, além das nossas gerências de enfermagem, médica e administrativa que sempre conscientizam os profissionais sobre a importância da participação nas atividades propostas”, explica a coordenadora.

Cristilane Delgado explica que o NEP realiza um levantamento prévio das necessidades dos servidores e que o cronograma das atividades é feito em cima dos temas mais solicitados e urgentes. “Esse ano realizamos mais de cinquenta ações e já estamos trabalhando no cronograma do próximo ano”.

Entre as atividades executadas estão Oficina Cálculo e Diluição de Medicamentos; Manuseio das Bombas de Infusão; Ventilação Mecânica e Oxigenoterapia; Atualização em rotinas e procedimentos em CME; Conduta em Sala Vermelha; Varíola dos Macacos; Parada Cardiorrespiratória; Hepatites Virais; Desvendando o Código de Ética; Intercorrências Psiquiátricas; Suporte Avançado em Pediatria; entre outras.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook