Agentes comunitários são capacitados para atuarem no atendimento em saúde à população

Servidores recebem noções básicas de vacinação e atualização da caderneta vacinal

Gabriele Queiroz (sob supervisão de Carlos Sabino) Foto: Semusa
Publicada em 11 de agosto de 2022 às 14:23
Agentes comunitários são capacitados para atuarem no atendimento em saúde à população

Evento busca capacitar servidores para vacinação de rotina em atraso

Cerca de 300 agentes comunitários de saúde de Porto Velho participam da capacitação em noções básicas de vacinação, oferecida pela Prefeitura de Porto Velho, nesta quinta-feira (11). O objetivo é qualificar os profissionais para atuarem diretamente no resgate de crianças que estão com a vacinação de rotina em atraso.

Segundo a gerente de Imunização, Elizeth Gomes, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, a capacitação oferece noções básicas de vacinas e atualização das cadernetas, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).

“Levando em consideração que a vacinação do calendário de rotina está baixa, somente com 55% da meta estimada, que é de 95%, estamos oferecendo esta capacitação aos nossos agentes de campo para impulsionar a qualidade nos atendimentos. O trabalho deles é de extrema importância já que fazem buscas ativas, agendam consultas e trazem as dificuldades dos pacientes lá na ponta até nós”, explica Elizeth.

O evento está sendo realizado no auditório do Campus II, da Faculdade São Lucas. Toda a programação de preparação dos profissionais consiste na atualização de indicadores de doenças, palestras sobre conhecimentos fundamentais em saúde e noções básicas de vacinação e atualização dos cartões de vacinação.

Ana Maria Teixeira, agente comunitária de saúde Ana Maria Teixeira, agente comunitária de saúde

Servidora do município há 16 anos, Ana Maria Teixeira, de 47 anos, é responsável pela cobertura dos bairros Nova Esperança e Industrial, na zona Norte de Porto Velho. Ela ressalta a importância do curso para quem trabalha diretamente com a oferta dos serviços de saúde ao público.

“Vejo o quanto este evento está sendo importante, pois está possibilitando a conscientização da necessidade de atualização da caderneta de vacinação. Nós agentes, trabalhamos com acompanhamentos, então somos os principais intermediadores entre a população e a Semusa”, diz.

Entre os meses de agosto e setembro, acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, em todas as unidades de saúde do município, para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, orientada pelo MS, tem como objetivo diminuir o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no país, levando a cobertura vacinal para a população, em especial, crianças e adolescentes que ainda não receberam o imunizante.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook