Aluna do Colégio Tiradentes da Polícia Militar é finalista em competição nacional de altas habilidades
A fase final será do dia 11 ao dia 14, em Brasília.
A aluna conta orgulhosa como se sente ao participar da competição
Aluna prodígio do 1° ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Porto Velho, Geovana Dayse Candeia Palácio, 15 anos, foi classificada para a final da competição Modelo Internacional do Brasil (MIB), com simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), através da Internationali Negotia. A fase final será do dia 11 ao dia 14, em Brasília.
Geovana estuda no colégio desde o 5º ano, e desde então recebe o apoio da instituição para desenvolver a capacidade especial em projetos. “No 8° ano eu fui identificada pelos professores como uma aluna com altas habilidades. Fui encaminhada fazer robótica na Escola Barão dos Solimões, onde existe uma sala de recursos. Lá eu fiz durante dois anos de robótica e resolvi sair e me dediquei às minhas pesquisas. Tenho um projeto, que chama-se ‘Investindo no capital humano – Altas habilidades’, para alunos que tem potencial dentro das escolas e tem o talento, mas não estão sendo desenvolvidos por falta de incentivo. Está sendo aplicado aqui na escola. O estado, a escola, a sociedade, só tem a lucrar com esse investimento”, diz.
Além de ter ido há dois meses apresentar o projeto na Mostra Tec, no Rio Grande do Sul, com apoio do Governo do Estado e da direção da escola, Geovana agora se prepara para a final do MIB, onde poderá ganhar o pacote completo de inscrição gratuita, passagens e hospedagem para o Modelo de Simulação de Havard, nos Estados Unidos. “A experiência de participar dessa competição já é grandiosa, eu não sabia que isso existia, porque era uma competição que só envolvia alunos de escolas particulares. Este ano eles vieram a Rondônia e decidiram incluir o Colégio Tiradentes, então para mim já é uma vitória. De Rondônia serão 10 alunos na final, mas de instituição pública somente eu e uma moça do Ifro. O aprendizado é incrível, e são alunos de ensino fundamental e médio de todos os lugares do país”. Para a final, Geovana será acompanhada por uma monitora do colégio também policial militar.
Segundo a capitã e diretora administrativa do colégio, Michelly Mendes, a instituição busca incentivar todas as atividades realizadas com destaque pelos alunos, assim como tem em suas conquistas vários troféus e medalhas de competições nacionais tanto do esporte quanto de tecnologia. “Um dos nossos destaques deste ano foram as vitórias dos alunos especiais nas paraolimpíadas nacionais. Eles superam as expectativa e conseguem representar Rondônia de forma muito positiva, provando que a educação deve ser agregada ao desenvolvimento dessas habilidades”, conta a capitã.
Sobre a instituição
A Internationali Negotia é uma instituição que inovou a educação do Brasil há mais de 15 anos. Por meio de ferramentas educacionais modernas, como simulações da ONU, jurídicas, legislativas, empresariais, desenvolve habilidades que a sala de aula tradicional ainda não consegue promover.
Como fundadora do conceito de simulações feitas em escolas no Brasil desde 2001, inicialmente em Brasília, e constrói conferências customizadas para escolas, cidades e municípios. Personaliza suas atividades por meio da adequação às necessidades de calendário acadêmico de cada instituição ou localidade onde atua.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook