Alunos da Escola Padre Chiquinho entendem a importância de preservar a água durante visita ao Parque Natural
Data foi instituída pela ONU para lembrar a comunidade internacional sobre a preservação dos recursos
Ao todo, 35 alunos do 4º ano fundamental participaram das atividades
Foi com dinâmicas e muita diversão que um grupo de alunos da Escola Municipal Padre Chiquinho aprendeu um pouco mais sobre o principal recurso para a vida humana na Terra. A atividade, realizada no Parque Natural, faz parte das ações da Prefeitura de Porto Velho em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22).
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Desde então, a data busca lembrar a comunidade internacional sobre a importância de preservar este precioso recurso natural, bem como as consequências para o planeta vindas da poluição dos rios e lençóis freáticos.
“É muito pertinente discutir isso diariamente aqui em Porto Velho, uma vez que estamos no coração da maior floresta úmida do mundo e beneficiados por uma das maiores bacias hidrográficas do planeta. Por isso, a Prefeitura busca tratar esse assunto com urgência nas escolas para que tenhamos adultos conscientes do seu papel e da importância de um meio ambiente equilibrado”, disse o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Alexandro Pincer.
As dinâmicas com as crianças envolvia o lúdico
Ao todo, 35 alunos do 4º ano do ensino fundamental participaram das atividades. Enzo Gabriel, de 9 anos, foi um deles e comentou a importância da ação para o aprendizado dele e dos colegas. “Na matéria de ciências, a gente aprende muito sobre a água e a importância dela para a nossa vida. Aqui, hoje, aprendemos que o lixo jogado de forma errada também prejudica o rio e a água que chega até a nossa casa”, falou o estudante.
Para fixar a importância do tema entre os alunos, uma programação didática foi elaborada pelos professores e os educadores ambientais. A visita compreendeu um passeio dos estudantes pelo parque, apresentação de vídeo educativo, experimentos sobre mudanças climáticas relacionadas à água, além de dinâmicas e brincadeiras educativas.
Para a professora do 4º ano da Escola Padre Chiquinho, Sâmia Granjeiro, a ação permitiu complementar os ensinamentos dados em sala de aula. “Na escola a gente ensina a teoria e se esforça para tornar assuntos como a água algo mais atrativo e urgente, mas, sem dúvidas, que uma visita como essa, ao Parque Natural, ajuda a fixar o tema de uma forma mais didática. Aqui, eles podem ver, na prática, como a água é essencial para o equilíbrio do planeta, da floresta e vida dos animais”, concluiu a professora.
Prefeitura publica Edital para locação de imóvel para funcionamento de unidade escolar
Local deve comportar o atendimento total dos 422 alunos matriculados na EMEIEF Maria Isaura da Costa Cruz
Segunda audiência para elaboração da LOA 2024 acontece na sexta-feira (24)
Infraestrutura, saúde e iluminação pública estão entre os principais apontamentos até agora
Bolsa Família começa a pagar adicional de R$ 150 por filho até seis anos
Porto Velho conta com mais de 48 mil famílias beneficiadas no programa de transferência de renda
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook