Alunos do ensino fundamental são avaliados em Porto Velho
Provas fazem parte do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Saero)
Crianças do 2º ano já serão avaliadas também
No período de 8 a 11 de novembro será realizada a aplicação das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero). Essa prova destina-se a estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.
O Saero é uma iniciativa da Secretaria do Estado da Educação de Rondônia (Seduc) que tem como propósito fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios, bem como fornecer subsídios pedagógicos às Secretarias de Educação nas tomadas de decisão referentes à política educacional.
“É uma forma de planejar melhor a educação, já que com os resultados da avaliação é possível diagnosticar possíveis falhas e corrigi-las, organizando um planejamento pedagógico direcionado, gerando mais qualidade para o ensino fundamental”, comentou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.
Os objetivos do Saero consistem em implantar um sistema permanente de avaliação de desempenho dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio do Estado de Rondônia, que subsidie as Secretarias de Educação nas tomadas de decisão quanto à política educacional, compor, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, e demais indicadores mensurados a partir do processo avaliativo, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Rondônia (Idero).
E ainda, verificar o desempenho dos alunos nas séries do ensino fundamental e do ensino médio, de modo a fornecer ao sistema de ensino, às equipes técnico-pedagógicas, e às unidades escolares informações que subsidiem a viabilização da articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a capacitação e o estabelecimento de metas para o projeto de cada escola, em especial a correção do fluxo escolar e a aquisição das aprendizagens essenciais definidas pelo referencial curricular.
Na Rede Municipal de Educação de Porto de Velho serão avaliados todos os estudantes matriculados em turmas do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas localizadas nas zonas urbana e rural.
A avaliação contemplará os componentes de Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos avaliados. Os estudantes do 2º ano do ensino fundamental também vão participar de uma avaliação de fluência de leitura. A tabela abaixo apresenta o quantitativo de turmas e estudantes que farão a prova.
III Fórum de Inovação de Porto Velho acontece nos dias 22 e 23 de novembro
Encontro chega em sua terceira edição reunindo atores locais e de várias regiões do Brasil para discutir estratégias para o desenvolvimento do município de Porto Velho
MP articula com órgãos públicos atendimento de direitos básicos a famílias acampadas em área próxima ao Incra
Há cerca de dois meses, a comunidade foi retirada da área conhecida como Seringal Belmont em cumprimento a medida liminar, emitida em ação de reintegração de posse
Coluna Simpi – Na pós pandemia Simpi dá início a retomada das exportações por Rondônia
Participaram da reunião o coordenador da nova unidade de Portugal, Elton Marcos Machado, Cicero Alves de Noronha de Guajará Mirim e Leonardo Sobral e João Laino dos Simpi’s de Rondônia e Mato grosso respectivamente
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook