Após 10 anos, Semed vistoria ônibus escolares em Vilhena; servidor admite que serviço de transporte tinha “vícios”

Prefeito acompanhou trabalho e prometeu segurança.

Fonte: Foto: Divulgação Autor: Assessoria
Publicada em 19 de julho de 2018 às 14:20
Após 10 anos, Semed vistoria ônibus escolares em Vilhena; servidor admite que serviço de transporte tinha “vícios”

Começou nesta quarta-feira, dia 18, e segue até o dia 20, a fiscalização dos veículos escolares pela Secretaria de Educação (Semed), que avaliará a parte mecânica dos ônibus utilizados pelas empresas que prestam serviço de transporte escolar para o município. Esta é a primeira vistoria da secretaria na frota nos últimos 10 anos e servirá para identificar problemas que as empresas contratadas deverão corrigir até o dia 15 de agosto.

O prefeito, Eduardo Japonês (PV), ciente dos problemas do transporte escolar na zona rural e na cidade, fez questão de apoiar e participar da ação, junto ao secretário de educação, Clésio Almeida.

“Quero me certificar de que há um meio de transporte seguro, assim como infraestrutura das estradas, para que os veículos mantenham-se circulando, inclusive na área rural. Este é um compromisso da nossa gestão. Não quero prejudicar ninguém, só exigiremos o que é justo para as crianças e a comunidade”, garante Japonês.

O chefe da comissão de vistoria e diretor de transportes da Semed, Edson Ramos, considerou importante a presença do prefeito, que na ocasião incentivou a equipe a tomar as medidas necessárias para a solução dos problemas encontrados. 

“Há mais de 10 anos uma vistoria interna não é feita. Temos um sistema de transporte escolar com ‘vícios’. Mas, veículos que estiverem irregulares não vão rodar. Faremos o possível para que nossas ações gerem o mínimo de transtorno até que o sistema seja adequado”, explicou Edson.

PRAZO PARA REGULARIZAR

O secretário de Educação, Clésio Almeida, também informou que concluído o relatório da Comissão Interna, as irregularidades constatadas deverão ser sanadas até o dia 15 de agosto. Caso o problema mecânico ou estético não seja resolvido no prazo, um veículo reserva deverá ser disponibilizado. Se a empresa não cumprir estes requisitos, a Prefeitura explicou que o distrato contratual é uma possibilidade.

A Semed também informou que após a conclusão das vistorias da Comissão Interna, todos os relatórios serão disponibilizados, com o compromisso de realizar uma gestão transparente.

E A VISTORIA DO DETRAN?

O Detran (Departamento Estadual de Transportes) em Vilhena iniciou sua vistoria da frota de veículos que atende a rede pública de ensino, no dia 17 de julho, mas ainda não emitiu relatório final. Os fiscais verificaram itens estabelecidos no artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e outras normativas. 

Gustavo Ozeika, fiscal e chefe da Ciretran de Vilhena, informou que veículos não apresentados terão até o dia 15 de agosto para serem vistoriados. Além disso, os veículos com irregularidades terão o mesmo prazo para se adequarem às normas estabelecidas em lei.

A vistoria do Detran de Vilhena, em andamento, avalia os itens de segurança, já a fiscalização da Comissão Interna da Semed, iniciou na quarta-feira, dia 18, e segue durante os dias 19 e 20 para observar a parte mecânica e veículos em movimento.
 

Comentários

  • 1
    image
    josiane 19/07/2018

    Ótima iniciativa... tomara que os ônibus que não tem condição de rodar seja realmente descartado, pq hj msm na linha 145 na associação nova vida nossa crianças ficaram na estrada pq estragou mais uma vezzz... fico no aguardo.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook