Após atuação do MPF, municípios de Rondônia regularizam dados de transparência na Saúde
Municípios devem registrar gastos em saúde em sistema do Ministério da Saúde
Após atuação do Ministério Público Federal (MPF), municípios de Rondônia regularizaram os dados de gastos com saúde pública no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops). Desde 2018 o MPF cobrava que os municípios cumprissem as normas.
Em 2019, o Ministério da Saúde informou ao MPF que todos os municípios de Rondônia adotam o Siops, mas que Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, Castanheiras e Teixeirópolis não haviam homologado as informações relativas ao 6º bimestre de 2018. Esses municípios foram cobrados pelo MPF e regularizaram suas pendências.
Já em 2022, em nova consulta ao Ministério da Saúde, o MPF foi informado que Alto Paraíso, Cacaulândia, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Novo Horizonte do Oeste e Teixeirópolis apresentavam irregularidades junto ao Siops. Após atuação do MPF, todos sanaram as irregularidades apontadas pelo Ministério da Saúde.
O procurador da República Raphael Bevilaqua esclarece que “a atualização de informações no Siosp é fundamental para saber se os entes públicos – União, Estado e municípios – estão aplicando pelo menos o mínimo obrigatório de recursos em ações e serviços públicos de saúde”.
O Siops é o sistema informatizado, de alimentação obrigatória e acesso público, operacionalizado pelo Ministério da Saúde, instituído para coleta, recuperação, processamento, armazenamento, organização e disponibilização de informações referentes às receitas totais e às despesas com saúde dos orçamentos públicos em saúde. O sistema possibilita o acompanhamento e monitoramento da aplicação de recursos em saúde. É no Siops que gestores da União, estados e municípios declaram todos os anos os dados sobre gastos públicos em saúde. São essas declarações que garantem as transferências constitucionais de recursos para a oferta de ações e serviços públicos de saúde.
(Com informações do Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/siops)
Mais de 155 mil empregos formais foram registrados em Rondônia, em 2022
Ao todo, segundo o Caged, no ano passado, foram registradas 155.467 admissões e 139.726
Iniciada nesta segunda-feira (6/2) a Correição Ordinária no TRT-14
A Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dora Maria da Costa, Corregedora-Geral da Justiça do Trabalho e sua equipe executarão as atividades correicionais no Regional Rondônia e Acre, no período de 6 a 10 de fevereiro de 2023
Porta-aviões brasileiro afundado pode despejar mais de 300 toneladas de substâncias tóxicas no mar
A decisão de afundar a embarcação, além de prejudicial ao meio ambiente, viola tratados internacionais e ignora parecer do Ibama;
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook