Dose de reforço para crianças a partir de 5 anos está disponível nas unidades de saúde

Crianças de 3 e 4 anos vacinadas com Coronavac também devem receber a dose de reforço

Texto: Luciane Gonçalves Fotos: Leandro Morais
Publicada em 07 de fevereiro de 2023 às 10:58
Dose de reforço para crianças a partir de 5 anos está disponível nas unidades de saúde

Crianças de 5 a 11 anos devem receber a dose de reforço quatro meses após a segundaCrianças de 5 a 11 anos devem receber a dose de reforço quatro meses após a segunda

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), retomou a vacinação contra a covid-19 em crianças a partir dos seis meses de idade até menores de 12 anos. A aplicação da dose de reforço (3ª dose) para crianças a partir dos 3 anos também foi iniciada. Durante o mês de fevereiro, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde das 8h às 18h.

Para as crianças de 3 e 4 anos de idade, a dose de reforço é recomendada para quem completou o esquema primário [dose 1 (D1) e dose 2 (D2)] com a vacina Coronavac. Para esse público, o reforço é com o imunizante Pfizer Baby 120 dias (4 meses) após a segunda dose.

As crianças de 5 a 11 anos devem receber uma dose de reforço quatro meses após a segunda dose. A vacina aplicada nesta faixa etária é a Pfizer pediátrica, também com intervalo de 120 dias (4 meses) após a segunda dose.

A gerente da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, explica que a estratégia de disponibilizar a vacinação em todas as unidades de saúde foi pensada para facilitar o acesso da população. Ela alerta, no entanto, que os pais ou responsáveis precisam fazer sua parte.

“Nosso objetivo é vacinar sempre o maior número de crianças, principalmente neste período de retorno das aulas. Porém, as vacinas possuem um prazo de validade muito curto depois que os frascos são abertos e os pais precisam ter consciência de que a vacinação é um gesto de amor e a principal forma de proteger nossos filhos”, reforça a gerente.

Elizeth Gomes ainda explica que a vacinação de rotina permanece em todas as unidades de saúde e que outros imunizantes podem ser aplicados de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Programa Nacional de Imunização.

Outros Grupos

Para os demais grupos a vacinação segue normalmente em todas as unidades de saúde, com a aplicação da primeira e segunda dose, além das duas doses de reforço.

VACINA PÚBLICO CICLO VACINAL
Pfizer Baby crianças de 6 meses a menores de 5 anos

3 doses recomendadas

2° dose: 30 dias após a 1°

3° dose: 60 dias após a 2°

Pfizer Pediátrica crianças a partir de 5 anos a menores de 12 anos

2 doses recomendadas + Reforço

2° dose: 60 dias após a 1°

Reforço: 120 dias após a 2° dose

Coronavac Disponível apenas 2° dose para crianças de 3 e 4 anos que receberam a 1° dose

2 doses recomendadas + Reforço

28 dias entre 1° e 2° dose

Reforço: 120 dias após a 2° dose

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Vida de carpa

Vida de carpa

A morte das belas carpas foi efeito de um capricho, e as moedas manchadas pelo sangue dos pobres peixinhos foi para a Igreja evangélica caça-níquel, como um ato/símbolo de poder incomensurável