Apreciada pelos brasileiros, massagem indiana promove relaxamento e bem-estar imediatos

Com conotação espiritual, a ciência ayurvédica, na qual está inserida a massagem indiana, enxerga o ser humano como um todo, sendo tratado como parte integrante e fundamental da natureza

Redação
Publicada em 18 de março de 2021 às 08:21
Apreciada pelos brasileiros, massagem indiana promove relaxamento e bem-estar imediatos

Baseada nos antigos princípios indianos da medicina “ayurveda” e nos pontos de pressão, a massagem ayurvédica foi projetada para curar e criar um equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

A atividade apresenta uma receita mente-corpo completa para uma vida saudável, que inclui um regime dietético e um conjunto de técnicas de cura à base de ervas, especiarias, mudanças corporais e de estilo de vida para melhorar sua saúde.

A massagem é focada no relaxamento, alívio do estresse e liberação de bloqueios emocionais. É um tratamento personalizado que também incorpora óleos essenciais, tipicamente com infusão de ervas, com movimentos e pressões ​​consagrados e não tradicionais que atendem às necessidades de cada indivíduo.

O fluxo do movimento pode ser rápido ou prolongado, dependendo da pessoa. Há opções de dois terapeutas trabalhando simultaneamente, a quatro mãos.

A “ayurveda” continua a ser o sistema tradicional de saúde da Índia – e muitas vezes é usada como pano de fundo para o atendimento ocidental –, com cerca de 80% da população daquele país a praticando. Sua origem remonta, segundo alguns historiadores, há cerca de 6.000 anos a.C.

Os populares tratamentos de massagem ayurvédica incluem a massagem indiana à cabeça; abhyanga (à base de ervas) e shirodhara (tratamento rápido durante o qual um jato de óleo é derramado no centro da testa para ajudar o indivíduo a se concentrar e relaxar a mente e o corpo).

Antes da realização da prática, faz-se um diagnóstico em cada paciente, por meio do qual o massagista leva em consideração três etapas – observação e análise; exame direto; consulta de antigos textos sagrados. O exame direto é feito pelo toque suave ou profundo das mãos, punhos ou cotovelos e dos pés, tornozelos ou joelhos.

Uma das técnicas mais conhecidas e difundidas é a champi, que trabalha na região superior do corpo. Para isso, o massagista realiza leves toques e pressões na face, cabeça, pescoço, ombros, parte superior da coluna e membros superiores, concentrando-se em centros energéticos importantes.

A massagem champi proporciona diversos benefícios – ativa a oxigenação do cérebro; oferece sensação imediata de prazer e bem-estar; libera a tensão na região da cabeça, ombros e pescoço; reduz insônia e ansiedade; Produz relaxamento profundo e imediato; retarda a queda de cabelo; restabelece a energia do corpo.

Tantra

Criado na Índia, o tantra se espalhou pelo mundo, tendo milhares de adeptos no nosso país. É uma técnica que vem caindo no gosto dos brasileiros que buscam através de clínicas de massagem especializadas e terapeutas tântricos, os conhecimentos dessa antiga filosofia.

O tantra não se concentra apenas em alcançar um estado superior de consciência mente-corpo. Também pode significar a criação de um vínculo mais profundo e harmonioso com seu parceiro.

Quando se pratica o tantra, os parceiros aprendem a estar fisicamente cientes e espiritualmente presentes, alimentando um ao outro com energia que continua a crescer bem depois de terminar de fazer sexo.

A massagem tântrica também permite explorar e expandir todos os aspectos da personalidade de quem é adepto, de modo que comece a conhecer verdadeiramente a outra pessoa por dentro e por fora.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook