As divisões da telemedicina e como elas funcionam
Essa subdivisão usada entre médicos permite uma segunda opinião no diagnóstico
O mundo tem passado por um momento até então nunca visto antes, um momento fora do comum, provocado pela pandemia do coronavírus (COVID-19). Sendo assim, nesse cenário, novas formas de se relacionar foram criadas, rotinas foram reestruturadas e os serviços oferecidos adaptados. Uma dessas novidades que tem ganhado cada vez mais espaço é a telemedicina.
Essa modalidade virtual é uma forma dinâmica para atender pacientes que precisam cuidar da saúde sem a necessidade de sair às ruas e, possivelmente, se expor aos riscos de contaminação pela Covid-19. Sendo assim, a telemedicina é um processo para acompanhar pacientes, estabelecer comunicação com o médico e analisar resultados de diferentes exames.
Para que você tenha mais conhecimento sobre este tema, separamos algumas informações sobre as subdivisões da telemedicina. Mas caso se interesse pelo assunto, o Conexa, um site especializado nessa área, pode ser uma bela alternativa para você.
Afinal, existem algumas questões de interesse do público e outras referentes a empresas. No portal telemedicina é possível encontrar essas informações, como as maneiras de captar pacientes e segurança da informação. Aqui, no entanto, reunimos as frentes da telemedicina que são necessárias ao entendimento de todos.
Teleassistência
Essa modalidade é focada na comunicação a distância com o paciente e no seu bem-estar, já que é por ela que acontece o monitoramento, seja em seu próprio domicílio ou em um centro de saúde local. Para aumentar a eficiência do sistema e garantir uma investigação médica precisa, vários equipamentos são utilizados para avaliar parâmetros clínicos e enviar dados online para os especialistas.
Teleconsulta
Essa subdivisão usada entre médicos permite uma segunda opinião no diagnóstico. Ou seja, após uma consulta com um médico um profissional solicita assistência de outro, podendo perguntar um medicamento mais indicado, ou até mesmo orientações ao vivo sobre a realização de um procedimento. Outra iniciativa da teleconsulta, e a mais comum, é a consulta online, feita diretamente entre médicos e pacientes.
Teleducação
Aqui estamos falando de uma parte mais técnica, voltada para profissionais de saúde. Afinal, embora seja aplicada em diferentes setores, no caso da medicina, o foco é capacitar o especialistas, fornecendo preparo e atualização nas situações do dia a dia da profissão. Essa modalidade funciona por meio de videoconferências, aulas, palestras online, e-books e programas de reciclagem.
Laudos à distância
Em plena expansão no país, a emissão de laudos a distância se tornou uma das grandes alternativas para o atendimento em época de isolamento social, e que tem tudo para ficar. O exame realizado conta com o laudo disponível na internet pouco tempo depois da consulta. Dessa forma, é possível ter acesso a diversos médicos do país, mesmo que fisicamente eles estejam distantes.
Covid-19: Rondônia com 41.239 casos e 898 morte; Porto Velho tem 22.747 infectados
Hoje (4) foram registrados 15 óbitos por Covid-19 em Rondônia
Sindicatos conseguem na justiça suspensão de concurso irregular da SEFIN
Com isso foi suspenso todos os atos atinentes aos processos seletivos internos
Dia dos Pais: três presentes para surpreender nesta data especial
Com o aumento do e-commerce no Brasil, muitas pessoas optaram por realizar as compras de dia dos pais pela internet
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook