Associação dos Ferroviários da EFMM solicita do IPHAN tombamento dos 366 km da via férrea
Considerando a extrema necessidade de preservação do bem maior dos rondonienses, a associação exige da União que olhe com mais atenção e carinho para o bem público.
O presidente da Associação dos Ferroviários da Estra de Ferro Madeira- Mamoré, José Bispo, e o vice-presidente, George Telles de Menezes, estiveram no início da tarde desta sexta-feira (24) no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional em Rondônia IPHAN , para protocolar o pedido de tombamento do trecho da EFMM no percurso após os 8 quilômetros tombados até os 366 quilômetros que dão acesso ao final Estrada, no antigo prédio da estação ferroviária de Guajará Mirim (RO).
Devido ao grande valor histórico da ferrovia, a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro ressalta ao IPHAN que a construção da EFMM garantiu ao Brasil a posse da fronteira com a Bolívia e permitiu a colonização das extensões do território amazônico, iniciando na Capital, Porto Velho, fundada em 4 de julho de 1907 , e se estendendo, com o ciclo da borracha, até a cidade Guajará Mirim.
Considerando a extrema necessidade de preservação do bem maior dos rondonienses, a associação exige da União que olhe com mais atenção e carinho para o bem público, e por isso solicita a atenção dos órgãos para as ações de revitalização e restauração da linha férrea, retornando a ativação do turismo em Rondônia.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Ainda existe essa ferrovia? Ela esta quase destruida não pela ferrugem e sim pelo o abandono, logo as ponte irão a pique, os trilhos tudo foram roubados, os dormentes hoje devem esta servindo de decorações em algumas casas de bacanas fora do estado. Tombar o que? Só se tombar o resto para as águas do madeira.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook