Até 15 de setembro fica proibido o plantio e cultivo de soja no estado
Até 15 de setembro fica proibido o plantio e cultivo de soja em Rondônia, período conhecido como vazio sanitário
Atenção produtores de soja! De 15 de junho a 15 de setembro acontece o vazio sanitário da soja em Rondônia, período em que fica proibido o plantio e cultivo de soja.
Jessé de Oliveira Junior, engenheiro agrônomo e gerente de defesa sanitária da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) esclarece que o vazio sanitário é uma medida técnica implementada para conter o avanço da ferrugem asiática nas lavouras, por um período de 90 dias.
Junior explica que o produtor deverá manter a lavoura sem cultivares de soja. “O controle se dá por meio químico com o uso do dessecante ou mecânico com a utilização de grade aradora”, reforça. Essas medidas são significativas para manter uma produção sadia e com boa produtividade.
O produtor Cleudson Blanco Dutra,37, morador da linha 5, no município de Cerejeiras, cultiva 1800 hectares por safra, com média de 68 sc de soja por hectares na safra 2018/2019. Comenta que já teve que lidar com a ocorrência da ferrugem asiática em sua propriedade. “Na ocasião tive que usar defensivos agrícolas para combater a infestação”, conta.
Além da alternância de cultura entre soja e milho, o vazio sanitário ajuda muito na redução de pragas e doenças contribuindo com a redução no uso dos agroquímicos.
Segundo orientação da Embrapa Soja, essa medida é importante, pois o fungo que causa a ferrugem-asiática é biotrófico, o que significa que precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminarmos as plantas de soja na entressafra “quebramos” o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.
SOJA EM RONDÔNIA
O estado de Rondônia se consolida na safra 2018/2019 como o terceiro maior produtor de soja da região norte com mais de um milhão de toneladas, cultivados em uma área total de 333.7 mil hectares. Junior explica que o produtor deverá manter a lavoura sem cultivares de soja.
MPF recomenda que Unir verifique autenticidade de autodeclarações de candidatos às vagas de cotas raciais
MPF tem recebido reclamações de que pessoas brancas estão ocupando as vagas reservadas para estudantes negros e pardos na UNIR
Hospital de Base é credenciado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho foi credenciando pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT.
Abertura de via alternativa leva turma a negar reintegração de servidão de passagem extinta
“A análise feita pelo tribunal de origem demonstra que todos os requisitos para a ocorrência de uma remoção de servidão foram devidamente preenchidos”, afirmou a ministra.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook