Audiência de custódia deve ser realizada em todos tipos de prisões
Maioria do Supremo confirma decisão individual de Edson Fachin
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (3), maioria de votos para confirmar que audiências de custódia devem ser realizadas em todas as modalidades de prisão. O julgamento é realizado no plenário virtual da Corte.
Com a decisão, o Supremo definiu que, além de prisões em flagrante, as audiências também devem ser realizadas nos casos de prisões preventivas, temporárias, preventivas para extradição, por violações de medidas cautelares e definitivas para cumprimento de pena.
O mecanismo da audiência de custódia determina que o preso deve ser apresentado em 24 horas ao juiz competente para reavaliação da medida. Durante a audiência, o juiz decide pela manutenção da prisão, liberdade provisória ou aplicação de medidas alternativas ao cárcere, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.
O entendimento do Supremo foi estabelecido ao referendar uma decisão individual do ministro Edson Fachin, que estendeu, em 2020, a realização das audiências para todos os tipos de prisão. Fachin atendeu ao pedido de liminar da Defensoria Pública da União (DPU).
MPF participa de Assembleia do Povo Migueleno em Rondônia
Assembleia seria realizada em outubro de 2022, contudo, por razões de segurança, foi adiada
Gravidez ectópica: o desenvolvimento silencioso de um embrião fora do útero
A importância do diagnóstico precoce para reduzir os riscos de uma gravidez que pode ser fatal para a gestante
NOVA TEMPORADA DE ESPETÁCULOS NAS ESCOLAS
A escola que atende cerca de 260 alunos do ensino infantil e fundamental encerrou as atividades desta semana, em clima de festa, com muito teatro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook