Procurador de Justiça Cláudio Silveira é eleito novo Corregedor-Geral do MPRO
O ato foi conduzido pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, presidente do Colegiado, que cumprimentou o Membro eleito, ressaltando sua competência para assumir o órgão correcional
O Procurador de Justiça Cláudio José de Barros Silveira foi eleito nesta sexta-feira (3/3) para o cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público de Rondônia - biênio 2023-2025. A eleição, realizada por aclamação em razão de candidatura única, ocorreu durante sessão do Colégio de Procuradores de Justiça. A posse está prevista para ocorrer em maio deste ano.
O ato foi conduzido pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, presidente do Colegiado, que cumprimentou o Membro eleito, ressaltando sua competência para assumir o órgão correcional. O chefe do MP rondoniense colocou a Procuradoria-Geral de Justiça inteiramente à disposição para os trabalhos que serão realizados, desejando êxito nas atividades.
Em breve discurso, Cláudio Silveira afirmou receber com responsabilidade a missão de conduzir a Corregedoria-Geral do MPRO, órgão cujas atribuições, conforme sublinhou, não se resumem à aplicação de medidas disciplinares ou punitivas, sendo revestidas também de vocação orientadora e consultiva. “A Corregedoria é a primeira unidade a que deve recorrer o Promotor de Justiça em seu longo percurso na carreira. É a mão amiga, a quem cabe a orientação sobre o exercício funcional. Isso deve ser feito de maneira célere e eficiente”, disse.
Cláudio Silveira é oriundo do segundo concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Rondônia, tendo tomado posse em dezembro de 1984. Teve como primeira lotação a Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno. Em 1986, foi promovido para a Comarca de Porto Velho, onde atuou junto às Varas de Execuções Penais e Júri; de Delitos de Trânsito e Contravenções Penais; 2º Vara Criminal e de Tóxicos. Ainda como Promotor de Justiça, ocupou diversos cargos na Corregedoria do Ministério Público.
O integrante foi promovido para o cargo de Procurador de Justiça em 1997. Em 2003, foi eleito Corregedor-Geral do MPRO e, no biênio de 2013-2015, ocupou o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça. Atualmente, é Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo do MPRO, de cujas funções deverá se desincumbir para assumir a Corregedoria.
Corregedoria - A Corregedoria-Geral do Ministério Público é o órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministério Público, incumbindo-lhe, dentre outras atribuições: realizar correições e inspeções nas Promotorias ou Procuradorias de Justiça; fazer sugestões e recomendações, sem caráter vinculativo, aos órgãos de execução do Ministério Público; instaurar de ofício ou por provocação dos demais órgãos da Administração Superior, processo disciplinar contra membro da Instituição, presidindo-o e aplicando as sanções administrativas, na forma da Lei.
O órgão é dirigido pelo Corregedor-Geral, eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça, dentre Procuradores de Justiça com pelo menos dois anos no cargo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução, observado o mesmo procedimento.
Processo de transposição avança: comissão confirma enquadramento de 450 servidores
Ou seja, a partir de agora esses profissionais são considerados servidores federais e passarão a ser incluídos na folha de pagamento da União
Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso não traz solução orçamentária para implementação do piso da enfermagem
Segundo estudo, há risco de impacto fiscal, contingenciamento de despesas e comprometimento da execução de políticas
Juiz autoriza paciente a plantar maconha em casa para uso medicinal
Preço elevado do óleo de Cannabis no mercado motivou o pedido
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook