Audiências concentradas na Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho são retomadas de forma virtual

Objetivo é a verificação da situação de crianças e adolescentes acolhidos em unidades

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 01 de março de 2021 às 17:11
Audiências concentradas na Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho são retomadas de forma virtual

Verificar a situação das crianças e adolescentes atendidos nas unidades de acolhimento da comarca de Porto Velho é o principal objetivo das audiências concentradas promovidas pela Vara de Proteção à Infância e Juventude da Capital. Promovidas de acordo com orientação do Conselho Nacional de Justiça e do Estatuto da Criança e do Adolescente, as audiências, realizadas de forma virtual desde o ano passado, em função da pandemia, promovem a reavaliação das medidas protetivas. Atualmente, em média, 40 crianças estão acolhidas em unidades. 

As audiências concentradas garantem celeridade aos processos e reduz a permanência nas unidades, pois reúnem todos os atores envolvidos no sistema de proteção às crianças e adolescentes, em um esforço para buscar o retorno à convivência familiar. Durante o processo, o interesse da criança e do adolescente é priorizado e cada caso é discutido a partir de pareceres de assistentes sociais e psicólogos da Prefeitura e Judiciário, além da atuação do Ministério Público e Defensoria. 

Neste ano, há previsão de que as audiências ocorram mensalmente, sendo que, ao fim de cada mês, serão reservados dois dias para tal, evitando dessa forma o prolongamento dos acolhimentos institucionais. Das seis unidades de acolhimento atendidas, quatro já passaram pelas audiências: Lar do Bebê, Casa Cosme e Damião, Serviço de Família Acolhedora e Casa Juventude.  

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook