Automação e Robótica? Faça você mesmo com o Kit DIY Arduino

Nesse post vamos falar um pouco sobre a origem desse movimento e falaremos sobre alguns kits voltados ao aprendizado da eletrônica e até mesmo ferramentas

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 31 de agosto de 2021 às 18:00
Automação e Robótica? Faça você mesmo com o Kit DIY Arduino

No mundo da eletrônica existem diversas formas de se construir coisas e alavancar o aprendizado na área.

Uma dessas maneiras é o movimento DIY (Faça Você Mesmo, do inglês Do It Yourself), que permite, através de kits, o desenvolvimento de brinquedos e ferramentas capazes de exercitar o raciocínio lógico desde makers iniciantes até os mais experientes.

Nesse post vamos falar um pouco sobre a origem desse movimento e falaremos sobre alguns kits voltados ao aprendizado da eletrônica e até mesmo ferramentas. Veja só:

O que é o movimento DIY?

Como dito anteriormente, a sigla DIY significa Faça Você Mesmo e esse movimento busca incentivar a criação de equipamentos e ferramentas por meios próprios, com as próprias mãos.

Esse movimento surgiu nos Estados Unidos quando pessoas buscavam formas de reformar suas casas sem gastar muito, muitas vezes sendo elas mesmas as responsáveis pela reforma. Nos dias de hoje, o movimento está aliado à eletrônica e permite que pessoas criem sozinhas diversos aparelhos, como robôs, impressoras 3D, drones e muito mais, contribuindo para o avanço tecnológico de maneira fácil, prática e muito divertida.

O que posso criar com kits DIY?

Essa é uma pergunta que tem uma resposta muito simples: absolutamente TUDO!!! Hoje é possível encontrar kits DIY para diversas áreas e aplicações. No ramo da eletrônica, encontramos kits que introduzem os iniciantes à robótica e programação, bem como a montagem de ferramentas muito úteis, como osciloscópio e gerador de função. Confira alguns kits DIY voltados à eletrônica que encontramos no mercado:

Kit Robô Aranha

Esse é um kit que tem como propósito cultivar a inovação e inteligência da criança, pois sua montagem, apesar de simples, requer atenção e empenho dela. A mecânica desse robô foi desenvolvida pensando em imitar fielmente o andar de aranhas reais.

Kit Robô Seguidor de Linha

Esse é um kit voltado a quem deseja ter um contato inicial com o mundo da robótica. É um kit que demanda conhecimentos básicos sobre eletrônica e soldagem, mas que com certeza tem muito a ensinar.

Kit Mini Bobina de Tesla

A reprodução em miniatura do famoso experimento de Nikola Tesla montado por você! Esse kit nos permite entender todo o conceito elétrico e eletrônico por trás do experimento, além de explorar os conhecimentos em eletrônica e soldagem.

Kit Osciloscópio

Na sessão de ferramentas, começamos com um equipamento extremamente útil para aqueles que trabalham e/ou tem a eletrônica como hobby.

Esse kit exige um conhecimento mais avançado que os anteriores, porém se mostra uma excelente ferramenta para a manutenção de circuitos eletrônicos.

Kit Gerador de Funções

Assim como o osciloscópio citado acima, o kit DIY Gerador de Funções exige um maior conhecimento por se tratar de um ferramental para análise e manutenção em circuitos eletrônicos.

É um aparelho de baixo custo, mas que é capaz de suprir as necessidades básicas durante uma manutenção.

Além dos mencionados, existem outros kits DIY voltados à eletrônica que nos permitem evoluir nossos conhecimentos e desenvolver aplicações voltadas a áreas como automação residencial, com ele você tem uma gama de possibilidades para conectar equipamentos à internet (IoT) e muitas outras formas de controle, buscando desenvolver seu lado criativo ao máximo.

Onde os kits DIY são aplicados?

Sua maior aplicação está no ambiente educacional, pois visam desde cedo incentivar o desenvolvimento lógico-criativo da criança.

São muito utilizados também por aqueles que querem ter contato com uma nova área, mas ainda não possuem conhecimento aprofundado, resgatando um dos principais objetivos do movimento maker: difundir o conhecimento da maneira mais simples possível.

Mas, de que maneira os kits DIY me ajudam a aprender sobre o Arduino?

Como falamos anteriormente, um kit DIY é capaz de estimular o aprendizado de diversas formas.

Quando estamos aprendendo sobre a programação e conexões do Arduino, é comum montarmos um circuito e quebrarmos a cabeça por horas tentando entender o motivo de não ter funcionado.

Ao adquirir um kit, onde na maioria das vezes só temos o trabalho de soldar os componentes, as chances de algo dar errado são muito menores e isso motiva cada vez mais a explorar o funcionamento daquele dispositivo.

Sendo assim, deixamos aqui nosso incentivo para que você se aventure nesse mundo de possibilidades e faça parte dessa comunidade que vem ganhando adeptos por todo o planeta e em todas as áreas que possa imaginar.

Se o seu interesse foi despertado, te convidamos a conhecer a Eletrogate e conferir muitos outros kits que temos, onde buscamos alimentar a prática de todos os conceitos de eletrônica e programação para todos os níveis de conhecimento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook