Autoridades de Rondônia participam de Seminário de Segurança na Fronteira com a Bolívia

Nos últimos quatro anos, foram apreendidas 4 toneladas de entorpecentes, cerca de 300 armas de fogo e mais de 800 prisões, apenas na fronteira

Texto: Priscila Souza Fotos: Priscila de Souza Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 20 de maio de 2023 às 09:22
Autoridades de Rondônia participam de Seminário de Segurança na Fronteira com a Bolívia

Seminário de segurança na fronteira aconteceu na cidade de Brasiléia, no Acre, na fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru

Com a participação de governadores, secretários de Estado e autoridades de Segurança Pública , que atuam nas regiões de fronteiras da região Norte, aconteceu nesta sexta-feira (19), o seminário de Segurança nas Fronteiras, juntamente com o Ministério da Justiça. O evento foi realizado na  fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru, no município de  Brasiléia, no Acre. No evento foram discutidos projetos que visam a implementação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), destacando a necessidade de integração das forças Federais, Estaduais e Municipais, com o objetivo de trazer resultados efetivos no combate ao tráfico de entorpecentes. O Governo de Rondônia foi representado pelo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital que na oportunidade apresentou a atuação do estado sobre o referido tema.

Rondônia tem aproximadamente 1.342  quilômetros de fronteiras nas regiões de Pimenteiras, Cabixi,  Costa Marques, São Francisco, Alta Floresta, Guajará Mirim, Nova Mamoré, distritos da Ponta do Abunã; Abunã, Vista Alegre e Extrema. O Programa de Segurança de Fronteiras, é coordenado pelo Batalhão de Policiamento de Fronteira, (BPfron), da Polícia Militar.  Nos últimos quatro anos , foi desenvolvido o trabalho no combate ao tráfico de drogas, com a apreensão de 4 toneladas  de entorpecentes , oriundos de países vizinhos, com cerca de 300 armas de fogo  ilegais apreendidas e mais de 800 prisões em flagrantes.

O batalhão de fronteira, conta com a atuação de 40 policiais, com 10 equipes, que atuam de forma simultânea nas principais zonas de monitoramento. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que a Segurança  Pública  está trabalhando para inibir e combater o tráfico de drogas em todo o estado .

“Nas fronteiras ou nas áreas urbanas,  os resultados do trabalho das polícias  integradas, são evidentes, e se tornaram referência  de atuação  no combate as organizações criminosas que insistem nesse ciclo criminoso que é o tráfico de drogas” , ressaltou.

A operação ”Hórus” e “Albatroz”, ambas desenvolvidas de forma integrada entre as polícias, Civil e Militar , é desenvolvido com recursos oriundos do Ministério da Justiça, que na oportunidade, ouviu as demandas apresentadas pelos representantes dos estados da Região Norte. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o ministro da Defesa, José Mucio, anunciaram o investimento ainda maior para reforçar a segurança nessas regiões.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, destacou a atuação das polícias de Rondônia no combate ao tráfico de drogas.” O Governo do Estado está empenhado nas fiscalizações e abordagens nessas cidades em que há fronteiras com outros países. Tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar, tem apresentado grandes resultados na apreensão de entorpecentes durante abordagens de rotina, fiscalizações em ônibus e investigações coordenadas e pontuais, enfatizou.”

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook