Autoridades de Rondônia participam de Seminário de Segurança na Fronteira com a Bolívia

Nos últimos quatro anos, foram apreendidas 4 toneladas de entorpecentes, cerca de 300 armas de fogo e mais de 800 prisões, apenas na fronteira

Texto: Priscila Souza Fotos: Priscila de Souza Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 20 de maio de 2023 às 09:22
Autoridades de Rondônia participam de Seminário de Segurança na Fronteira com a Bolívia

Seminário de segurança na fronteira aconteceu na cidade de Brasiléia, no Acre, na fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru

Com a participação de governadores, secretários de Estado e autoridades de Segurança Pública , que atuam nas regiões de fronteiras da região Norte, aconteceu nesta sexta-feira (19), o seminário de Segurança nas Fronteiras, juntamente com o Ministério da Justiça. O evento foi realizado na  fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru, no município de  Brasiléia, no Acre. No evento foram discutidos projetos que visam a implementação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), destacando a necessidade de integração das forças Federais, Estaduais e Municipais, com o objetivo de trazer resultados efetivos no combate ao tráfico de entorpecentes. O Governo de Rondônia foi representado pelo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Vital que na oportunidade apresentou a atuação do estado sobre o referido tema.

Publicidade

Publicidade Energisa

Rondônia tem aproximadamente 1.342  quilômetros de fronteiras nas regiões de Pimenteiras, Cabixi,  Costa Marques, São Francisco, Alta Floresta, Guajará Mirim, Nova Mamoré, distritos da Ponta do Abunã; Abunã, Vista Alegre e Extrema. O Programa de Segurança de Fronteiras, é coordenado pelo Batalhão de Policiamento de Fronteira, (BPfron), da Polícia Militar.  Nos últimos quatro anos , foi desenvolvido o trabalho no combate ao tráfico de drogas, com a apreensão de 4 toneladas  de entorpecentes , oriundos de países vizinhos, com cerca de 300 armas de fogo  ilegais apreendidas e mais de 800 prisões em flagrantes.

O batalhão de fronteira, conta com a atuação de 40 policiais, com 10 equipes, que atuam de forma simultânea nas principais zonas de monitoramento. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que a Segurança  Pública  está trabalhando para inibir e combater o tráfico de drogas em todo o estado .

“Nas fronteiras ou nas áreas urbanas,  os resultados do trabalho das polícias  integradas, são evidentes, e se tornaram referência  de atuação  no combate as organizações criminosas que insistem nesse ciclo criminoso que é o tráfico de drogas” , ressaltou.

A operação ”Hórus” e “Albatroz”, ambas desenvolvidas de forma integrada entre as polícias, Civil e Militar , é desenvolvido com recursos oriundos do Ministério da Justiça, que na oportunidade, ouviu as demandas apresentadas pelos representantes dos estados da Região Norte. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o ministro da Defesa, José Mucio, anunciaram o investimento ainda maior para reforçar a segurança nessas regiões.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, destacou a atuação das polícias de Rondônia no combate ao tráfico de drogas.” O Governo do Estado está empenhado nas fiscalizações e abordagens nessas cidades em que há fronteiras com outros países. Tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar, tem apresentado grandes resultados na apreensão de entorpecentes durante abordagens de rotina, fiscalizações em ônibus e investigações coordenadas e pontuais, enfatizou.”

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook