Banco de Olhos do Hospital de Base retoma a captação de córneas a partir de doadores falecidos
O objetivo da Sesau foi readequar o núcleo, mesmo no período de pandemia, para atender aos pacientes e diminuir a espera para cirurgias de transplante de córneas
Desde 2014 foram realizados 545 transplantes de córneas em Rondônia
A partir de outubro de 2020, o Banco de Olhos do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, retoma o serviço de captação de córneas em Porto Velho, em parceria com a Central de Óbitos Municipal. O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foi de readequar o núcleo mesmo no período de pandemia, para atender aos pacientes e diminuir a espera para cirurgias de transplante de córneas.
A enfermeira e coordenadora do Banco de Olhos, Helene Nobre enfatiza que “a partir do dia 1° de outubro teremos plantão 24h com objetivo de zerar a fila de espera dos pacientes por essa cirurgia”, acrescentando que desde 2014, quando o núcleo foi credenciado, já foram realizados 545 transplantes de córnea.
Nobre explica que foi necessária uma reorganização do trabalho, principalmente redobrando os cuidados para garantir a segurança dos pacientes e servidores contra a Covid-19, destacando a importância da parceria com a Central de Óbitos de Porto Velho, já que nesse momento a equipe não pode atuar nas unidades de saúde fazendo o monitoramento.
Segundo a gerente da Central de Óbitos do Munícipio, Luciana de Sousa, a parceria com a Sesau tem dois anos, trabalho importante, principalmente nesse momento que exige união para garantir a saúde dos usuários da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
A paralização parcial dessa atividade zerou o estoque de córneas em âmbito nacional. Rondônia é um dos primeiros estados a readequar o serviço e voltar com a busca ativa. O serviço vem sendo realizado apenas na Capital, o segundo núcleo de captação em Cacoal, ainda não voltou a funcionar, mas a equipe de Porto Velho, irá se deslocar até os possíveis doadores no interior.
A diretora geral do HB, Raquel Gil, acrescenta: “O HB comemora o retorno do serviço embora tenha sido interrompido parcialmente pela pandemia e fortalece com sua equipe a melhoria dos fluxos, cujo principal objetivo é atender adequadamente o usuário do SUS”.
CAPTAÇÃO DE CÓRNEA
A triagem para captação de córnea é realizada após a notificação do óbito, onde sendo verificado o motivo do falecimento, e identificado um possível doador, a equipe de saúde entrevista a família, em busca do aceite para a doação de córnea.
PODEM SER DOADORES
- Idade entre 2 e 70 anos
- Pacientes que tenham miopia, hipermetropia e astigmatismo
- Tenham tido conjuntivite, mas já foram curados
- Usem óculos ou lentes de contato
- Tenham algum câncer que não seja leucemia, linfoma ou câncer no olho
CONTRAINDICAÇÕES
- Covid-19
- Linfomas ativos e leucemias
- Hepatites B e/ou C
- HIV (AIDS)
- Infecção generalizada
- Endocardite bacteriana
- Morte de causa desconhecida
- Raiva
- Algumas doenças em atividade como sífilis ativa e leptospirose.
Sistema online possibilita atualização do cadastro da Carteira de Artesão em Rondônia
O PAB Rondônia elaborou um manual com o passo-a-passo para o correto preenchimento do pré-cadastro
Secretaria Regional fortalece atuação do Governo na Região do Café
Nas duas últimas semanas, reuniões foram realizadas junto às escolas, Coordenação de Ensino, Complexo Hospitalar, DER, Seas, Casa de Detenção, entre outros órgãos
Direitos dos Animais
Neste primeiro quarto do Século XXI, a Terra não pode continuar a ser o “Inferno dos Animais”, já que são detentores de direitos, porque, como seres vivos, sofrem e sentem dor como os humanos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook