Bancos vão apresentar proposta final aos bancários até 1º de agosto
Bancos não assinaram ultratividade, mas aceitaram calendário proposto pelo Comando com rodadas nos dias 19 e 25 de julho, além do dia 1º.
Apesar de negarem a assinatura da ultratividade que assegura os direitos da categoria, os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na segunda rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários realizada na tarde de ontem, 12/7, em São Paulo, aceitaram o calendário proposto pelos representantes dos bancários, e se comprometeram a apresentar uma proposta final aos trabalhadores até 1º de agosto.
O Comando reiterou a importância do pré-acordo para manter a validade dos direitos da categoria, pois é de extrema importância dar esta segurança aos bancários.
“Apesar dos bancos ainda se recusarem a assinar a ultratividade, foi um passo importante ao aceirarem o calendário por nós apresentado, pois garante o compromisso de negociações mais efetivas e uma proposta final até 1º de agosto”, afirmou José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) e que participa pessoalmente das negociações com o ramo patronal.
O Comando Nacional dos Bancários cobrou e os negociadores das instituições financeiras reforçaram que respeitarão a negociação em mesa nacional e unificada.
“Queremos resolver a campanha na mesa de negociação, pois sabemos que os bancos estão lucrando mesmo neste momento de crise econômica, e por isso entendemos que podem atender às nossas reivindicações, podem fechar logo o acordo, sem colocar em risco os direitos dos bancários”, ressaltou Pinheiro, que também destaca que os bancários devem continuar atentos e mobilizados, participando de todos os atos promovidos pelo Sindicato em defesa dos bancos públicos, defesa do emprego, por direitos e por melhores salários e condições de trabalho.
CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÕES FECHADO
O calendário proposto pelos representantes dos trabalhadores também foi aceito pelos negociadores dos bancos.
A próxima rodada será realizada em 19 de julho, sobre o tema saúde e condições de trabalho.
O calendário de negociação
No dia 25 de julho a mesa tratará sobre o tema Emprego.
No dia 1º de agosto sobre as cláusulas econômicas, o que inclui o aumento real de 5% reivindicado pela categoria.
BB E CAIXA
Nesta segunda rodada de negociação, o Comando Nacional mais uma vez defendeu a mesa única de negociação e cobrou do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal que discutam as reivindicações específicas dos bancários das duas instituições em sintonia com o calendário da Fenaban.
Haverá negociações específicas do BB e da Caixa nesta sexta-feira 13, ambas em São Paulo.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook