Bolsonarização de cúpula militar expõe e desgasta Forças Armadas
A jornalista Helena Chagas afirma que é o caso de se indagar como a "bolsonarização" da cúpula militar e o "estrago" na imagem da instituição estão sendo recebidos por oficiais da ativa. "Há indicações de muita insatisfação e efervescência, que não transparece porque, diferentemente dos outros, estes prezam a disciplina militar de não se manifestar politicamente"
Por Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia
Aconteceu do jeitinho que Jair Bolsonaro queria quando, há pouco mais de três meses, demitiu o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e forçou a troca dos comandantes das três Forças. "Bolsonarizada", agora a cúpula das Forças Armadas atua politicamente a favor do governo, o que seus antecessores, defendendo-as como instituição a serviço do Estado - e não de governos - recusavam-se a fazer. O outro lado da moeda é que os militares passaram a ser vidraça e entraram no alvo de investigações de corrupção.
É essa, mais do que o desejo de defender o presidente, a origem da nota ameaçadora contra o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, na semana passada. Foi uma reação do ministro Braga Netto, à maré das investigações. As águas já alcançaram as orelhas do ex-secretário executivo da Saúde, coronel Élcio Franco, o pescoço do ex-ministro Eduardo Pazuello e, ao que parece, começam a molhar as canelas do ministro da Defesa - que, como chefe da Casa Civil, coordenou do Planalto as ações relativas à pandemia e à compra de vacinas.
Braga Netto, antes de tudo, está tentando se defender e evitar um desmoralizante depoimento na CPI. Há dúvidas se realmente ele constrangeu os comandantes do Exército, Paulo Sergio, da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Batista, e da Marinha, almirante Almir Garnier, como se propaga por aqui. Ao menos os dois últimos deram sinais, em entrevistas e posts nas redes, de que apoiam as duras palavras ali colocadas.
Mas é o caso de se indagar como essa "bolsonarização" da cúpula militar, e o consequente estrago na imagem da instituição, estão sendo recebidos pelos demais oficiais da ativa, inclusive do Alto Comando do Exército, que sempre manteve a defesa de posturas profissionais. Há indicações de muita insatisfação e efervescência, que não transparece porque, diferentemente dos outros, estes prezam a disciplina militar de não se manifestar politicamente.
A declaração matinal do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, de que haverá sim, eleições em 2022, contrariando a ameaça de Bolsonaro na semana passada, foi interpretada por políticos como um bom sinal. Com mais liderança no Exército do que Braga Netto, Mourão teria falado também para dentro - além, obviamente, de fazer o contraponto político previsível que qualquer vice de um presidente tão enfraquecido quanto Bolsonaro faria. Na véspera, pesquisa Datafolha mostrou inversão das preferências populares sobre o impeachment: agora, 54% o apóiam.
Helena Chagas
Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia
Deputado Jair Montes defende intervalo menor entre as doses da AstraZeneca
Parlamentar ressaltou que vários estados já começaram a encurtar o prazo considerando o surgimento da variante delta
Deputado Anderson volta a cobrar do DER conclusão no asfaltamento da RO 005, Estrada da Penal em Porto Velho
O deputado Anderson evidenciou ainda que o asfaltamento é também uma ação de saúde pública, onde a poeira com esse período de seca tem prejudicado muitas pessoas da região
Conselhos de classe profissional agradecem a Deputado Jair Montes pela PEC N º18
PEC equipara ao dirigente sindical os servidores públicos de todos os poderes que ocupam cargo de presidente ou de conselho profissional
Comentários
Engraçado.. antes, quando os comandas das FFAA estavam com mandatários nomeados pelo governo anterior, não se dizia que a cúpula militar estava "temerizada, dilmarizada ou lulorizada".. e a jornalista era Ministra da Secom durante qual governo? quanta imparcialidade..
Vc não entende nada sobre militarismo, vá se informar primeiro antes de escrever sobre.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook