Bolsonaro vai torcer por Lula em 2026

O melhor cenário para ele é Lula se reeleger em 2026. Desse modo, ele poderá atacar seu governo até 2030. O antipetismo é seu principal discurso

Alex Solnik
Publicada em 04 de julho de 2023 às 14:56
Bolsonaro vai torcer por Lula em 2026

Montagem (da esq. para a dir.): Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro e o tenente-coronel Mauro Cid (Foto: Divulgação / Alan Santos-PR)

Se Romeu Zema, Tarcísio de Freitas ou outro bolsonarista qualquer acham que terão apoio de Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2026, podem tirar seus cavalinhos da chuva.    

Egoísta, egocêntrico e paranóico como é, não vai entregar seu eleitorado de mãos beijadas para alguém que não seja da sua família. Além disso, são apoios com os quais ele só tem a perder. 

Se apoiar Zema ou Tarcísio e eles perderem, o derrotado será ele; se eles ganharem, serão candidatos à reeleição em 2030, quando Bolsonaro poderá concorrer de novo. Quem garante que eles vão desistir da reeleição para apoiar Bolsonaro?

Tarcísio não tem muito com que se preocupar. Pode se reeleger governador de São Paulo em 2026, o que para ele seria uma glória. Zema, que não tem direito a reeleição em Minas Gerais, pode até ser candidato a presidente pelo Novo, mas sem apoio de seu ídolo.

O PL, que é o maior partido na Câmara dos Deputados, não deixará de ter candidato a presidente em 2026 e terá de ser alguém com quem Bolsonaro vá com a cara. E esse alguém só pode ser sua mulher. .

Ela não vai entrar para ganhar - pois Lula será o grande favorito à reeleição - mas para aumentar a bancada federal de Valdemar Costa Neto.

Se Michele perder (o que é o mais provável) não será desgaste para Bolsonaro, já que é uma novata e, se chegar ao segundo turno, será considerada vitoriosa. O melhor mesmo para ele é que ela tenha uma grande votação e não ganhe.

O melhor cenário para ele é Lula se reeleger em 2026. Desse modo, ele poderá atacar seu governo até 2030. O antipetismo é seu principal discurso. É do que se alimenta. Se o grande adversário for de outro partido, ele fica sem discurso, como o José do famoso poema.

Além disso, Lula não poderá ser candidato a presidente em 2030, deixando a pista livre para Bolsonaro. 

Qualquer outro candidato que vencer em 2026 será candidato à reeleição em 2030, e é sempre mais difícil enfrentar quem tenta a reeleição, pois tem a máquina na mão.

Se quiser ter alguma chance de dar a volta por cima em 2030, Bolsonaro tem que torcer por Lula em 2026. 

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook