Cacauicultura e chocolate artesanal serão destaques na 9° edição da Rondônia Rural Sho
A cacauicultura e o chocolate artesanal serão atrações da 9° edição da Rondônia Rural Show, que acontece em Ji-Paraná, entre os dias 23 e 28 de maio
Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, e fica atrás apenas da Bahia e do Pará
Com um enorme leque de oportunidades para agregação de valores no processamento do cacau, a cacauicultura e o chocolate artesanal serão atrações da 9° edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRS), que acontece em Ji-Paraná, entre os dias 23 e 28 de maio.
O Estado de Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, e fica atrás apenas da Bahia e do Pará. Seu parque cacaueiro é composto por uma área plantada de aproximadamente 8 mil hectares de cacau com uma produtividade média de 748kg/ha, envolvendo um público de 4,5 mil agricultores familiares.
Formada em agronomia e pós graduada em chocolataria, Jhanne Franco será uma das expositoras na 9° Rondônia Rural Show. Jhanne trabalha com chocolates bean to bar (expressão vem do inglês e significa “da semente à barra” ou “da amêndoa à barra”), com amêndoas exclusivamente rondonienses, que passam por um processo de qualidade, desde o campo até a produção do chocolate.
Chocolates serão expostos na Rondônia Rural Show
“Há muito o que falar da cacauicultura e da chocolataria fina em Rondônia. Apesar de ser um produto pouco conhecido, tem tudo para ser grande, já que o cacau é nativo da nossa região. Temos aquela mania de achar que o de fora é mais interessante do que o que temos aqui, e na verdade, nós temos um potencial gigantesco de qualidade, sabor e aromas”, disse ela.
REGIONAL E MUNDIAL
Jhanne irá participar da RRS com um workshop sobre produção de chocolates bean to bar, com seus melhores produtos em exposição para o mundo. Ela comenta como a maior feira do agronegócio é importante para a visibilidade, mas ressalta que o público a ser conquistado ainda é o rondoniense.
“É muito bom ter a visibilidade que a Rondônia Rural Show proporciona. Realmente o propósito é ampliar nossas produções para fora do Estado ou do país. Tão importante quanto isso, é o incentivo para quem é daqui, o consumidor local. Quem fica são os consumidores da nossa região, e eles precisam entender que o Estado tem qualidade superior a produtos industriais de outros lugares”, afirmou.
Dentre as ações do Governo do Estado para estímulo a revitalização da cacauicultura em Rondônia está o transporte gratuito de calcário a distribuição de mudas, assistência técnica, controle sanitário, e especificamente a criação do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau). A perspectiva para a cultura do cacau em Rondônia é otimista, principalmente quando se verifica que o cacau é uma planta nativa da Amazônia, compatível com todos os modelos de sistemas agroflorestais.
Lei estabelece normas de formação superior na área da Saúde durante Estado de Calamidade Pública
As instituições de ensino de superior devem atender a porcentagem mínima necessária de carga horária do acadêmico
No aniversário de 36 anos, recebe investimento em asfalto e repasse para obra de tratamento de água
Obras estruturantes, com recurso do Governo de Rondônia, irão garantir o desenvolvimento para a cidade
Covid-19: Rondônia com 403.412 casos e 7.212 mortes; Porto Velho não registrou mortes nas últimas 24h
Nas últimas 24 horas não foram registrados óbitos por covid-19 em Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook