Café Clonal conquista mais agricultores familiares de Urupá
O evento aconteceu no pátio da prefeitura de Urupá.
Mais de 40 produtores da agricultura familiar receberam do governo de Rondônia por meio da secretaria de estado de Agricultura (Seagri), na manhã desta quinta-feira (25), 130 mil mudas de café clonal. O evento aconteceu no pátio da prefeitura de Urupá.
O mais novo agricultor que aderiu ao café clonal é o Vanderlei Rodrigues Barbosa, 53 anos, que tem uma plantação de café comum na propriedade de 7 alqueire, na linha-T4A, no município de Urupá. Segundo ele, ao conhecer as lavouras formada pelo café clonal e o resultado conquistado por seus amigos, que estão tirando até 180 sacas por hectares, decidiu substituir toda a sua roça de cafeicultura pela nova espécie.
“Quando eu vi aqueles pés de café carregadinho na roça do meu amigo, fiquei encantado com tamanha beleza. Muito Lindo! E a produção do clonal é o sonho de qualquer agricultor. Não tive duvida, vou substituir minha roça por esse novo café”, conta Barbosa ao receber 3 mil mudas do governo do Estado na manhã desta quinta-feira (25), no pátio da prefeitura de Urupá.
O município de Urupá tem grande potencial para a produção de café no Estado, chegando a produzir no ano de 2016 mais de 270 toneladas, segundo dados da Produção Agrícola Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Resultado esse que o prefeito Célio Leng diz ser fruto do incentivo que o governador Confúcio Moura através do programas de revitalização da lavoura do café e o acompanhamento dos produtores pelos técnicos da Emater –RO.
O secretário da Seagri, Evandro Padovani, disse o sucesso do programa é o produtor, que acredita no potencial da agricultura, planta, cuida e comercializa o café. “Nós estamos mostrando para o mundo que Rondônia tem café e que tem qualidade”. A meta é chegar a 4 milhões de saca na safra 2019/2020.
Rondônia é destaque no cenário nacional da cafeicultura pela revitalização que o governo fez. “O governo distribuiu 3,754 milhões de mudas de café clonal e esta comprando mais 4 milhões de mudas”, ressalta Padovani.
Ano passado Rondônia participou do concurso nacional e produtores de Cacoal, ficou com o 2º, 3º e 4º na categoria melhores café do Brasil.
A meta do governo de Rondônia para a safra 2019/2020 é elevar a produção para 4 milhões de sacas de café conilon. Atualmente, o estado se posiciona no segundo maior produtor de café conilon do país, com quase 2 milhões de sacas, e o quinto maior do Brasil, no geral.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook