Calcário é transportado gratuitamente com recursos do Proleite para os municípios de Rondônia

Os recursos para a entrega gratuita vêm do Programa de Desenvolvimento da Pecuária de leite de Rondônia (Proleite), no valor de R$ 1,3 milhão

Antonia Lima - Fotos: Arquivo Seagri | Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 22 de maio de 2020 às 16:12
Calcário é transportado gratuitamente com recursos do Proleite para os municípios de Rondônia

Visando atender o produtor rural na melhoria de sua propriedade e produtos, a Secretária Estadual de Agricultura (Seagri), juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), está realizando o transporte gratuitamente do calcário até a sede dos municípios que o requisitarem, sendo a quantidade mínima transportada de 35 toneladas por produtor.

Os recursos para a entrega gratuita vêm do Programa de Desenvolvimento da Pecuária de leite de Rondônia (Proleite), no valor de R$ 1,3 milhão. O Proleite é um programa novo, que começou em 2019 e já atendeu cerca de 170 produtores rurais, abrangendo 52 municípios do Estado. Neste período foram entregues cerca de 4.304 toneladas do produto. O programa pode transportar até 20 mil toneladas de calcário (parte de uma licitação, que gerou ata de registro de preço).

Somente do início do mês de abril até a metade do mês de maio, cinco municípios receberam calcário gratuitamente, foi repassado para 28 produtores, totalizando 770 toneladas do produto. De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o governo de Rondônia tem desenvolvido diversas ações para fortalecer a agricultura familiar, uma delas é a aquisição e entrega de calcário dolomítico, produto importante para aumentar a produção e automaticamente a renda familiar, já que o calcário é responsável pela correção do solo, fornecendo nutrientes importantes para o cultivo de alimentos saudáveis para a população.

“Estamos trabalhando cada vez mais para levar benefícios aos nosso produtores rurais, assim não apenas os produtores serão beneficiados como também a população de Rondônia, que poderá consumir alimentos saudáveis e de qualidade”, destacou Padovani.

IMPORTÂNCIA DO CALCÁRIO

O estado de Rondônia apresenta a maioria dos solos com elevado nível de acidez, os quais necessitam de calagem para corrigir a acidez, fornecendo cálcio e magnésio, para tornar mais eficiente a ação dos fertilizantes e estimular a atividade microbiana. As limitações provocadas pela concentração de alumínio trocável (acidez), aliadas à outras práticas de cultivo, contribuem para o baixo rendimento das lavouras e das pastagens e, consequentemente, o aumento da produção de leite. 

CRITÉRIOS PARA O TRANSPORTE GRATUITO 

O serviço de transporte do calcário auxiliará os pequenos produtores de leite que não têm condições financeiras para fazer o transporte de calcário, devido ao elevado custo de transporte em relação a renda do produtor de leite. O serviço de frete é uma necessidade, por ajudar na qualidade, além de contribuir para o desenvolvimento do setor e da economia de Rondônia

O transporte do calcário será feito da usina para a sede do município, a Emater deverá encaminhar quinzenalmente à Seagri a demanda por escritório local.

Para atendimento aos distritos, o responsável da Emater local deverá encaminhar uma declaração afirmando que as condições da estrada permitem o trânsito dos caminhões Bitrem.

Os produtores interessados podem se informar na unidade da Emater em seu município ou a mais próxima de sua propriedade que receberá todas as orientações necessárias.

“Quando os produtores, associações e cooperativas solicitam o transporte calcário, a Seagri leva o produto até o município sem custo nenhum, nosso objetivo é colaborar para o aumento da produção, melhoria na competitividade, sustentabilidade e ganho na economia para o produtor rural do estado”, ressaltou Padovani.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook