Campanha contra a poliomielite é prorrogada até 21 de outubro

Ministério da Saúde deixou a decisão a cargo de cada município

Decom Ji-Paraná
Publicada em 04 de outubro de 2022 às 14:51
Campanha contra a poliomielite é prorrogada até 21 de outubro

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), até o dia 21 de outubro. O Ministério da Saúde deixou a decisão de estender a campanha a cargo de cada município.

A decisão, segundo Cristiane Della Libera, enfermeira responsável técnica da Divisão de Imunização, foi tomada por conta da baixa cobertura vacinal contra a pólio. Em Ji-Paraná, apenas 2.517 crianças foram imunizadas contra a doença. Isso representa cerca de 32% da população de crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

“A meta, estipulada pelo Ministério de Saúde, é de que cada município imunize, ao menos, 95% do público-alvo contra a pólio. Para conseguir ampliar a cobertura vacinal, decidimos prolongar a campanha até o dia 21 de outubro”, detalhou Cristiane.

A campanha nacional foi iniciada em agosto e, no mês de setembro, já havia sido prorrogada pelo MS. Na época, quando Ji-Paraná atingiu apenas 15% das crianças aptas a receber o imunizante contra a pólio.

As vacinas contra a poliomielite, assim como todos os imunizantes de rotina, estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs), de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e às sextas, das 8h às 13h. Além de ações pontuais, promovidas pela Semusa, em locais como o Feirão do Produtor e demais praças públicas, universidades e supermercados.

O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Porém, após mais de três décadas, a população, especialmente após o período da pandemia da Covid-19, diminuiu a procura pelo imunizante contra a doença. Isso ligou o alerta do Ministério da Saúde e das secretarias municipais em todo o país.

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença e todas as crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook