Campanha de vacinação contra o sarampo e a pólio inicia nesta segunda na capital
A ação foi antecipada para este mês devido ao surto da doença registrado na região Norte.
A campanha de segmento contra o sarampo e a pólio será aberta oficialmente nesta segunda-feira,9, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), às 9 horas no posto de saúde, no Bairro Meu Pedacinho de Chão.
Devem ser vacinadas contra sarampo e pólio crianças de um ano a menores de cinco anos. Mesmo que já tenham sido imunizadas, devem fazer o reforço com a vacina tríplice viral e a gotinha.
A partir dos 5 aos 29 anos, a vacina contra o sarampo é administrada em duas doses com intervalo de trinta dias. Em adultos de 30 a 49 anos, será necessário apenas uma dose.
A vacinação acontece em todas as vinte unidades de saúde da área urbana e em 19 do setor rural. É imprescindível a apresentação do cartão de vacina.
A campanha acontece a cada cinco anos pelo Ministério da Saúde, no mês de agosto. Mas devido ao surto da doença registrado na região Norte, a Prefeitura decidiu antecipar a campanha para este mês de julho. Trinta mil doses de tríplice viral e 30 mil de antipólio foram enviadas pelo MS ao Município.
O sarampo
O sarampo é uma doença grave causada por um vírus. Os sintomas começam com febre, acompanhada por tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele. Pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões.
A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é altamente contagiosa e a única forma de prevenção é a vacina.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook