Carreta de prevenção e detecção da hanseníase estará em Cacoal
Carreta ficará em frente à prefeitura. Os atendimentos serão de 13 a 15 de agosto.
Cacoal receberá a partir da segunda-feira (13), a carreta do “Projeto Roda Hans”, que oferecerá a população de forma gratuita, até a quarta-feira (15), exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase. Na segunda- feira (6), servidores de saúde de Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Cerejeiras e Vilhena, participaram de uma oficina de capacitação para atuarem nos atendimentos durante a passagem da carreta por esses municípios.
De acordo com a diretora geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Arlete Baldez, a mobilização é comandada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida em Rondônia pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em parceria com as secretarias municipais de saúde. “Esta ação acontece pela primeira vez no Estado, com o objetivo de mobilizar a população para ir até acarreta, onde serão realizados os procedimentos de prevenção à detecção a hanseníase”, explica.
A secretária municipal de Saúde, Joelma Cesana, explica que Cacoal foi o primeiro município a aderir o Projeto Roda Hans. “Por acreditar que a
população necessita deste atendimento para diagnosticar de maneira precoce a doença fomos o primeiro município a dizer sim ao projeto em Rondônia”, revela.
Ainda segundo a secretária, a carreta ficará estacionada em frente à prefeitura, e os atendimentos que estão sendo agendados nas unidades de saúdes serão realizados pela manhã. “ "As pessoas que queiram participar do projeto devem realizar o agendado do serviço nas unidades de saúde até a sexta-feira (10). Também haverá atendimentos as pessoas que passarem pelo local em busca dos serviços sem agendamento.
Doença
Além dos exames, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da hanseníase. A doença é crônica e infecciosa, que evolui de forma lenta e quieta.
Entre os sintomas, há a sensação de formigamento, dormência nasextremidades do corpo, aparecimento de manchas brancas ou vermelhas e
diminuição na força muscular.
A transmissão da hanseníase é pelo contato com outras pessoas que já contraíram a doença, mas não a trataram. Porém, a doença tem cura. O tratamento contra a hanseníase é gratuito e feito nas unidades de saúde.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook