Casamento comunitário na Justiça Rápida foi o tema de vídeo vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Retrospectiva de Prêmios conquistados pelo TJRO em Comunicação e Justiça rememora troféu conquistado em 2016, na cidade de Belém

Assessoria de comunicação Institucional
Publicada em 13 de janeiro de 2022 às 12:07
Casamento comunitário na Justiça Rápida foi o tema de vídeo vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Com a conquista do primeiro lugar na categoria Reportagem de TV, o vídeo “Casamento Comunitário: Uma ação de cidadania para ribeirinhos de Rondônia”, deu ao Tribunal de Justiça de Rondônia mais um Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), na edição de 2016, na cidade de Belém-PA. A reportagem mostrou um casamento civil realizado no cartório, em Porto Velho, e depois comparou como é realizado o casamento no cartório itinerante, que foi junto com o barco da Operação Justiça Rápida, do Poder Judiciário de Rondônia.

O casal que protagonizou o casamento mora numa das comunidades atendidas pelo Judiciário na Região do Baixo Madeira. A cerimônia foi realizada na escola da comunidade de São Carlos, distrito de Porto Velho, a cerca de 4 horas de distância, de barco, pelo Rio Madeira. Os protagonistas do vídeo representam o público atendido pela ação de cidadania e ampliação do acesso à Justiça promovida pelo Tribunal de Justiça. Na reportagem, os traços característicos da localidade amazônica, a paisagem, as pessoas e seus costumes foram entrelaçados com o esforço feito por magistrados, magistradas, servidores e servidoras para levar os serviços judiciais a uma parcela da população que tem dificuldade de tê-los, pela distância e falta de informações para o exercício de seus direitos.

Ao todo foram 6 meses de trabalho para concluir a proposta inicial da pauta. Exigiu uma produção minuciosa da equipe que incluiu apuração de dados junto aos cartórios, identificação e convencimento de personagens (casal), além do acompanhamento da Operação Justiça Rápida Itinerante ao longo do Rio Madeira, de 9 a 19 de junho de 2015. A ação gratuita representa o acesso de populações vulneráveis à cidadania. A reportagem também orienta sobre os procedimentos aos interessados em se casar nas serventias extrajudiciais.

Na edição do prêmio nacional daquele ano, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região concorreu com dois vídeos nesta categoria, ficando com os terceiro e segundo lugares. No ano de 2016, o Fórum Nacional de Comunicação e Justiça recebeu 177 trabalhos, que foram avaliados por um time de 12 jurados, dentre acadêmicos e profissionais da área de comunicação.

Assista ao vídeo vencedor

Leia outras matérias da série: 

“Deixe-se adotar...” conquistou dois prêmios nacionais de Comunicação e Justiça

Retrospectiva de Prêmios conquistados pelo TJRO em Comunicação e Justiça: Comunicação na Execução Penal

Retrospectiva de Prêmios conquistados pelo TJRO em Comunicação e Justiça: Manual Eletrônico Sistema Digital do Segundo Grau

Retrospectiva de Prêmios conquistados pelo TJRO em Comunicação e Justiça: Documentário Bizarrus

Julgamento do Caso Urso Branco venceu categoria relacionamento com a imprensa  

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook