Casos com suspeita de Botulismo são descartados
Chance de contaminação foi refutada após investigação
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou que os casos com suspeita de Botulismo foram descartados após a conclusão da investigação epidemiológica.
Quatro pessoas foram internadas, no dia 30 de setembro, no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz e um quinto paciente foi atendido no dia 4 de outubro. Inicialmente, os casos foram tratados como suspeitos de contaminação por Botulismo.
“Por se tratar de vários pacientes, com uma mesma clínica, inicialmente com relação com um mesmo local, houve-se uma suspeita inicial de que se tratasse de um surto de Botulismo, tendo a equipe assistencial adotado protocolo de tratamento e comunicação imediata dos casos aos órgãos sanitários", detalhou Márcia Gisele Peixoto Kades, enfermeira da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
Após uma longa e criteriosa investigação, realizada em parceria entre servidores municipais de vigilância epidemiológica e sanitária, servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e profissionais do Ministério da Saúde, todos os casos suspeitos foram descartados.
“Foi traçada uma investigação, uma linha do tempo desde o surgimento do primeiro caso suspeito, analisando todos os clínico-epidemiológicos dos casos, descartamos a possibilidade de que o agente causador dos sintomas tenha sido a bactéria botulínica”, explicou Márcia.
Todos os pacientes receberam acompanhamento realizado pelas equipes da Semusa e estão em bom estado de saúde. Com o descarte da suspeita de Botulismo, a Prefeitura de Ji-Paraná não pode divulgar nenhum outro diagnóstico médico referente aos casos, em conformidade ao Artigo 73 do Código de Ética Médica, que trata do Sigilo Profissional.
O DIA NA HISTÓRIA - 26 DE NOVEMBRO!
1975 – Criada a Polícia Militar de Rondônia, pela Lei nº 6.270, cuja regulamentação só foi baixada a 11 de janeiro de 1977, através do Decreto Federal nº 79.108. (www.rondonia.ro.gov.br)
Com 76% do Luz Para Todos já realizado, Energisa ainda vai fazer 500 ligações por mês para cumprir objetivo do ano
Obras fazem parte do projeto Transformação, com R$ 1,7 bilhões de investimentos em três anos, e mais de 9 mil novas famílias com acesso à energia no campo
MP participa de eventos alusivos ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher
“Acreditamos no trabalho de rede, nós só temos a ganhar e aperfeiçoar nossa atuação e com esse propósito avançamos nos espaços de construção de políticas públicas”
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook